Desenvolvimento sustentável é tema de painel na Code/BA

Desenvolvimento sustentável é tema de painel na Code/BA

Diretor do Ipea explorou, em sua palestra, três abordagens sobre o assunto, entre elas a economia verde criativa

Foto: Lucas Peixoto

O painel sobre desenvolvimento e sustentabilidade ambiental atraiu
bom público no primeiro dia da Code/BA, em Salvador


Com três abordagens sobre o desenvolvimento sustentável, o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Francisco de Assis, lançou um novo olhar sobre o tema, a exemplo do papel das políticas públicas de apoio e fomento a inovações. O debate ocorreu na terça-feira, 4, primeiro dia da Conferência do Desenvolvimento, edição Bahia.

De acordo com Assis, “a primeira análise pauta-se em um novo padrão de produção e serviços que são resultados de ajustamentos em estratégias já existentes, denominada de economia verde reativa”.

A segunda abordagem é a economia verde criativa. Esse conceito, segundo Assis, requer profundas inovações, seja a partir de novos conhecimentos, ou a partir de conhecimentos tradicionais que são absorvidos de forma diferente.

Por fim, o diretor do Ipea enquadra uma terceira forma de desenvolvimento sustentável. São aquelas experiências que visam à igualdade social e de oportunidades a partir da decomposição de elementos operativos. O painel foi realizado no Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).