Painel destaca avanços e desafios macroeconômicos

Painel destaca avanços e desafios macroeconômicos

Diretora do Ipea Vanessa Petrelli detalhou as trajetórias de crescimento econômico e queda na concentração de renda

No último dia de debates da Conferência do Desenvolvimento, edição Bahia, nesta quarta-feira (5), um dos quatro painéis da programação abordou a Macroeconomia e o Desenvolvimento. A diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Dimac/Ipea), Vanessa Petrelli, abriu as discussões explicando que, para se trabalhar esse tema, é preciso pensar o desenvolvimento como um conceito que vai além dos aspectos macroeconômicos.

Ela acredita que analisar o padrão de desenvolvimento é uma questão maior. Em se tratando de crescimento econômico, Vanessa Petrelli falou que, de 2004 a 2010, a economia brasileira cresceu 4,4 % ao ano em termos reais. Isso, segundo ela, é mais que o dobro da média observada entre 1981 e 1993 (2%) e pouco menos de três quintos da média observada entre 1947 e 1980 (7,5%). A última vez que teria ocorrido uma situação de oito anos de crescimento nesse nível, ou acima, foi nos anos 1970.

A diretora da Dimac ressaltou que o índice de concentração da renda pessoal, medido pelo coeficiente de Gini, caiu cerca de 10% nos últimos anos, o que nunca teria ocorrido antes. Ela citou o técnico do Ipea Serguei Soares para destacar que políticas públicas envolvendo salário mínimo e gastos sociais responderam por mais da metade – ou, em alguns anos, quase dois terços - dessa queda.

Henrique Tomé da Costa Mata, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), preferiu um enfoque mais literário para sua palestra. Tomando como embasamento teórico os economistas Joseph Eugene Stiglitz, Paulo Gala, João Sicsú e Luiz Carlos Bresser Pereira, ele desenvolveu o tema partindo de três eixos de discussão: estabilização e controle da inflação, combate ao desemprego, e crescimento e desenvolvimento.

Também participou do painel o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Rodrigo Octávio Orair, que fez uma ampla abordagem sobre a política fiscal.