Sudoeste baiano recebeu curso de Macroeconomia

Sudoeste baiano recebeu curso de Macroeconomia

 

Palestrantes destacaram, em Vitória da Conquista, a oportunidade de pensar no desenvolvimento da região

 

111006 cursomacroba2

Em Vitória da Conquista, o Ipea e o Centro Celso Furtado realizaram a 13ª terceira edição do curso

O encerramento do curso Macroeconomia do Desenvolvimento, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em Vitória da Conquista, Bahia, contou com auditório lotado, no último dia 29 de setembro. Mais de 100 pessoas assistiram à palestra Novo modelo de crescimento brasileiro e análise de conjuntura, da diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto, Vanessa Petrelli.

Para a diretora, um dos principais papeis do Ipea tem sido o de levar à universidade a discussão aprofundada sobre o desenvolvimento e os dados e pesquisas do Instituto, de forma a promover um amplo debate com a sociedade, a partir dos espaços acadêmicos.

“Nós estamos levando a temática para todos os rincões brasileiros, em prol do desenvolvimento econômico, inclusive, o distributivo de renda”, disse Petrelli. Para o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professor Paulo Roberto Pinto Santos, a atividade conjunta com o Ipea ratifica a preocupação e a importância da universidade no processo do desenvolvimento regional. “A partir dos conhecimentos produzidos como fruto dessa parceria, nossos professores e alunos poderão desenvolver trabalhos que norteiem as políticas públicas da nossa região.”    

Ainda em relação ao desenvolvimento regional, o professor José Antônio dos Santos, diretor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), considera que a colaboração do Ipea, tanto no fornecimento de referências bibliográficas, quanto com as metodologias e os próprios estudos sobre a economia do país, serve para que a Universidade possa “entender melhor a questão do desenvolvimento da região Sudoeste baiana e, em particular, de Vitória da Conquista”.

À medida que o curso de Ciências Econômicas da UESB se aproxima e estreita laços com o Ipea, complementa o professor Gildásio Santana Júnior, coordenador do CCE, “um pouco dessa trajetória, dessa metodologia a gente pode se apropriar com mais detalhe, e vai ser muito mais fácil a gente pensar o desenvolvimento da região”.

A 13ª edição do curso foi promovida pelo Ipea, Centro Celso Furtado e pelo colegiado de Ciências Econômicas (CCE) e pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A coordenação do curso é de Monica Simioni.