Brasileiros permanecem otimistas em relação ao país

Brasileiros permanecem otimistas em relação ao país

Pesquisa mostra que 57,3% das famílias acreditam em melhora da economia nos próximos 12 meses

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira, 10, em Brasília, a décima quarta edição do Índice de Expectativa das Famílias. Apresentado pelo assessor técnico da Presidência do Instituto, Lucas Ferraz Vasconcelos, o estudo aponta que, no mês de setembro, os brasileiros permaneceram otimistas em relação à situação socioeconômica do país.

Realizada em 3.810 domicílios distribuídos por mais de 200 municípios do país, a pesquisa mostrou que mesmo com um resultado 2,1 pontos inferior ao apurado no mês de agosto, o índice de expectativa das famílias ainda está na faixa de otimismo (63,1 pontos). 57,3% dos brasileiros esperam que a situação econômica melhore nos próximos 12 meses, cerca de meio ponto percentual acima do apurado no mês passado. A região que apresentou expectativa mais otimista foi a Centro-Oeste, com 84%, superando todos os índices desde que o IEF foi criado, há um ano.

O índice ainda traz a percepção sobre a situação financeira da família em comparação à de um ano atrás e suas expectativas para daqui a um ano, a avaliação dos brasileiros sobre o momento adequado para consumir bens de consumo duráveis, e o índice de endividamento das famílias brasileiras pesquisadas, suas condições de quitação de dívidas e contas atrasadas.

Novidade
Presente à mesa, o também assessor técnico da Presidência do Ipea, André Calixtre, anunciou que com um ano de criação, completado em setembro, a série IEF estará disponível a partir de agora também no Ipea Data. Ele explicou que o IEF utiliza o método de amostragem probabilística, de maneira a garantir uma margem de erro de 5%, com um nível de significância de 95% para o Brasil e para as cinco grandes regiões.

Leia a íntegra do 14º Índice de Expectativas das Famílias

Veja os gráficos da apresentação do 14º Índice de Expectativas das Famílias