Técnico do Ipea vence o Prêmio Haralambos Simeonidis

Técnico do Ipea vence o Prêmio Haralambos Simeonidis

 

Um dos mais importantes prêmios em economia foi concedido ao autor de trabalho que relaciona violência e PIB

A melhor tese de doutorado em economia no Brasil em 2011 pertence ao técnico de planejamento e pesquisa Daniel Cerqueira, do Ipea, vencedor do Prêmio Haralambos Simeonidis, concedido pela ANPEC. Fundada em 1973, a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) congrega as instituições brasileiras que desenvolvem atividades de pesquisa e formação em nível de pós-graduação na área de economia. A ANPEC reúne atualmente 21 centros de excelência acadêmica de diversos estados do Brasil.
 
“Aproveito para agradecer a colaboração de todos, seja com as boas sugestões nos seminários, seja nas conversas de corredor, ou nas palavras de incentivo e encorajamento. Com certeza, o trabalho desenvolvido em grande parte foi fruto do ambiente de pesquisa que temos aqui em nossa casa e que dão peso ao nome Ipea”, disse Daniel Cerqueira, ao receber a notícia da premiação. Ele chamou a atenção para o grande número de profissionais do Instituto que também já receberam o prêmio (leia a relação mais abaixo).
 
A tese do técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Causas e Consequências do Crime no Brasil, teve a orientação e co-orientação dos professores João Manoel Pinho de Mello e Rodrigo Reis Soares, do Programa de Pós-graduação em Economia do Departamento de Economia da PUC-Rio. O trabalho reúne informações sobre a violência no Brasil, onde ocorrem 47 mil homicídios a cada ano. “Um milhão de homicídios no Brasil. Esta é a triste marca a ser alcançada em 30 anos de informações disponíveis”, afirmou Daniel Cerqueira na primeira frase da tese, que destaca o custo econômico da violência, visto que nas localidades mais violentas o valor dos imóveis diminui e, eventualmente, os negócios e a produção são prejudicados.
 
O estudo discorre sobre a história dos homicídios no país, desde 1981, quando foram produzidos diversos indicadores básicos que não existiam no Brasil, como a prevalência de drogas ilícitas, de bebidas alcoólicas e de armas de fogo, entre outros.  Segundo o técnico de planejamento e pesquisa, o objetivo era elaborar políticas públicas efetivas e eficientes: “a intenção era saber se o conhecimento que dispomos na academia poderia ajudar concretamente no entendimento da questão, no sentido de documentar os determinantes mais importantes que alimentaram a dinâmica dos homicídios no Brasil e o seu grau de importância a cada década”, afirmou Cerqueira.

De acordo com o pesquisador, a arma de fogo aparecia sempre como um elemento central. Por isso, uma parte do estudo analisa com maior nível de detalhamento e rigor científico a relação causal entre armas e crimes violentos e contra o patrimônio. “Com base em um método de aferir a disposição marginal para evitar a violência letal, estimamos que, a cada ano, os custos das mortes violentas representam 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB)”, disse.

Sobre a premiação, o economista afirmou estar honrado pelo fato de o prêmio ser um dos mais importantes na área de economia no Brasil. “É também um reconhecimento aos nossos esforços, em certa medida pioneiros, de tentar analisar o problema sob uma perspectiva econômica, o que temos feito desde 1999”, informou.

Para Daniel Cerqueira, o Ipea é um dos mais importantes centros de formação de massa crítica e de produção de pesquisas de qualidade no país. Com seus 30 anos, o Prêmio Haralambos Simeonidis contemplou 11 técnicos da instituição. “Prêmios como esses são incentivos a nos mantermos fiéis à nossa história de produção de pesquisas acadêmicas de qualidade voltadas ao entendimento da realidade brasileira, para gerar diagnósticos, propor e avaliar as políticas públicas”, concluiu.

A cerimônia de premiação ocorrerá no 39º Congresso da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), que será em Foz do Iguaçu, Paraná, de 6 a 9 de dezembro. O Prêmio Haralambos Simeonidis tem por objetivo estimular as atividades de reflexão e pesquisa em economia no Brasil. São premiados, anualmente, os melhores trabalhos nas categorias artigos, livros e teses de doutorado.


Trabalhos de pesquisadores do Ipea ganhadores do Prêmio Haralambos Simeonidis

Categoria Tese
2011 - Daniel Ricardo de Castro Cerqueira, Causas e Consequências do Crime no Brasil.
2009 - Carlos Henrique Leite Corseuil, Labour market dynamics under imperfect information.
1995 - Thompson de Almeida Andrade, Distributional Aspects of Public Utility Pricing with Reference to Brazil.
1991 - Lauro Roberto Albercht Ramos, A Distribuição de Rendimentos no Brasil: 1976/8.
1984 - Wilson Suzigan, Investiment in the Manufacturing in Brazil (1869/1939).

Categoria Artigo
2008 - Cláudio Ferraz e Frederico Finan, “Exposing corrupt politicians: the effects of Brazil's publicly released audits on electoral outcomes”.
1995 – Rosane Silva Pinto Mendonça; Ricardo Paes de Barros, "The Evolution of Welfare, Poverty and Inequality in Brazil Over the Last Three Decades: 1960-1990".
1994 - Octavio Antonio Fontes Tourinho, The Demand for Money in High Inflation Processes.
1988 - Regis Bonelli; Eustáquio Reis; Sandra Rios, Dívidas e Déficits: Projeções para o Médio Prazo.
1984 - Cláudio Monteiro Considera, Comportamento Oligopolista e Controle de Preços Industriais: O Caso do Gênero Meterial de Transporte (1969/1982).
 
Menções Honrosas
1985 Gervásio Castro de Rezende, Interação entre Mercados de Trabalho e Razão entre Salários Rurais e Urbanos no Brasil.


Saiba mais sobre o prêmio Haralambos Simeonidis


Saiba mais sobre o vencedor do prêmio
Daniel Cerqueira é doutor em economia pela PUC-Rio, mestre em economia pela Escola de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas e bacharel em economia pela Universidade Santa Úrsula. Foi analista do Banco Central do Brasil (1994 a 1996). Desde 1994 é professor visitante da FGV nos cursos de MBA, tendo ainda atuado como coordenador acadêmico do MBA de Economia e Finanças e do curso preparatório para a ANPEC. Trabalhou na Coordenadoria de Segurança Pública do RJ (1999 a 2000). Desde 1996 é pesquisador do Ipea, onde tem desenvolvido uma agenda de pesquisas em violência e criminalidade no Brasil, tendo inúmeros artigos e capítulos de livro publicados sobre o tema.