Ipea lançou, na COP 17, livro sobre mudança climática

Ipea lançou, na COP 17, livro sobre mudança climática

 

Climate Change in Brazil foi apresentado na sexta, 2, por técnicos do Instituto durante o evento na África do Sul

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou na sexta-feira, dia 2, durante a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Durban (África do Sul), o livro Climate change in Brazil: economic, social and regulatory aspects. Os editores são os técnicos de planejamento e pesquisa Ronaldo Seroa da Motta, Jorge Hargrave, Gustavo Luedemann e Maria Bernadete Sarmiento Gutierrez.

O principal objetivo do livro é proporcionar um panorama de políticas brasileiras no combate às mudanças climáticas. Ele oferece uma visão ampla das discussões sobre esse tema no Brasil, com textos analíticos escritos por 38 especialistas brasileiros, representando 18 instituições nacionais, muitas das quais participaram das negociações da COP e são membros do IPCC.

Em 19 capítulos, são discutidos aspectos regulatórios nacionais e internacionais por meio de perspectivas econômicas, institucionais, setoriais e sociais. A Parte I do livro, Climate change in Brazil, aborda esses tópicos relacionando-os com o contexto brasileiro em nível de políticas nacionais e subnacionais, como os perfis das emissões de gases causadores do efeito estufa e impactos da mudança climática na economia brasileira e sociedade, incluindo aspectos de eficiência, equidade, comércio, distribuição de renda e justiça climática.

Na Parte II, Brazil and the international climate change regime, é discutido como atores brasileiros percebem e participam da Convenção, com foco nas últimas conquistas e nos principais tópicos discutidos na COP 15 e COP 16, como o segundo período de compromissos do Protocolo de Kyoto, REDD, financiamento e transferência de tecnologia.

“O lançamento do livro na COP apresenta para a comunidade científica e de tomadores de decisão mundiais como a questão da mudança do clima tem sido estudada e combatida pelo governo e pela sociedade brasileira”, afirmou Jorge Hargrave, um dos editores. “O livro é, com certeza, a publicação mais completa em língua inglesa sobre a mudança do clima no Brasil. Ele organiza o debate sobre o que se pesquisa e se faz no Brasil em relação ao tema, trazendo subsídios e abrindo caminhos para o aperfeiçoamento das políticas em curso.”

O livro foi apresentado durante a mesa Business iniciatives for carbon management in Brazil. As versões da obra em português e inglês estão disponíveis no Portal Ipea (www.ipea.gov.br, seção Publicações/Livros).