Instituto divulga último Boletim Radar de 2011

Instituto divulga último boletim Radar de 2011
Publicação traz artigos sobre compras governamentais, indústria de petróleo e pirataria online

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) disponibilizou nesta terça-feira, 20, a 17ª edição do boletim Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior. O novo boletim traz artigos sobre a indústria de petróleo, compras governamentais e pirataria online de filme e músicas.

O texto O Estado como cliente: características das firmas industriais fornecedoras do governo, de autoria de Flávia de Holanda Schmidt e Lucas Rocha Soares de Assis, discute o uso das compras públicas como uma estratégia de desenvolvimento produtivo e tecnológico.

Já o trabalho de Fabiano Mezadre Pompermayer analisa as políticas adotadas pelo governo norueguês para estimular a indústria petrolífera e o artigo de José Mauro de Morais aborda o processo de inovação nas atividades de exploração e produção de petróleo no mar.

Por último, o texto de Luis Claudio Kubota, Rodrigo Abdalla Filgueiras de Souza e Igor Siqueira Cortez traça um perfil dos consumidores de musica e filmes digitais e avalia o nível de pirataria online no país, com base nos microdados da TIC Domicílios 2009.

Radar
Publicação bimestral, o Radar é produzido pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) e divulga pesquisas em andamento no Instituto, apresentado contribuições para a formulação de políticas públicas.

Acesse a íntegra do 17º Boletim Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior