Ipea apresenta resultados e planos de trabalho

 Ipea apresenta resultados e planos de trabalho

Sexta edição dos Encontros Ipea evidenciou a evolução produtiva do Instituto e revelou projetos para 2012

Fotos: João Viana e Sidney Murrieta

Marcio Pochmann falou sobre os projetos do Ipea para 2012. A SAE
esteve representada pelo secretário-executivo, Roger Leal (D)


A trajetória positiva dos números referentes à produção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) foi observada nesta quinta-feira, 2, na sexta edição dos Encontros Ipea, uma cerimônia de prestação de contas e divulgação do planejamento para 2012. Durante o encontro, no auditório do Instituto em Brasília, foram revelados o Relatório de Atividades 2011, o Plano de Ação 2012-2013, o Plano de Trabalho 2012, além do Plano de Metas 2012, do Relatório das Articulações Institucionais do Ipea2011 e do Relatório de Atividades da Assessoria de Imprensa e Comunicação 2011.

Marcio Pochmann, presidente do Ipea, abriu os trabalhos reforçando que os relatórios mostram o esforço da casa no cumprimento das metas institucionais. “Estabelecemos um plano estratégico para o período de 2008 a 2011, e o momento é muito importante para termos uma visão das ações do Ipea como um todo”, disse. Pochmann evidenciou que a adoção do plano fortaleceu a instituição, que “se tornou mais forte e maior, com a estruturação de eixos temáticos que ajudaram a organizar o trabalho do Ipea”.

Pochmann ainda argumentou que desde a fundação do Ipea, em 1964, o Instituto realizou importante trabalho junto ao Poder Executivo federal. Nos últimos cinco anos, porém, “fizemos esforço para tornar o Ipea um órgão de estado republicano, com estudos que envolvem o Poder Judiciário, Senado, Câmara dos Deputados, com temas relevantes a todos esses poderes, como divisão territorial do país, código florestal, entre outros”, afirmou.

Outra vantagem do plano estratégico relatada pelo presidente foi a possibilidade de se constituir uma linha de fomento à pesquisa. “Hoje, Ipea, Capes e CNPq são as únicas entidades federais em condições de oferecer bolsas. Houve o enraizamento da nossa capacidade de produção com a rede de pesquisas realizadas por meio do fomento, tanto em âmbito municipal, como estadual, federal e internacional”, frisou.

Ainda em 2011, foram delineadas três diretrizes para o Ipea nos próximos anos: integração das informações e dados da República, para ampliar a capacidade de análise; fortalecimento do papel do Instituto como referência e elemento indutor da formação do conhecimento sobre desenvolvimento; e o reconhecimento e valorização do trabalho holístico e complexo, a fim de articular e compreender fenômenos de maneira mais ampla.

O Coral do Ipea abriu a sexta edição dos Encontros Ipea e executou
o Hino Nacional no auditório do Instituto, em Brasília

Roger Leal, secretário-executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), representou o ministro Wellington Moreira Franco no evento. Ele parabenizou o trabalho do Ipea e reforçou que as diretrizes definidas fazem parte de um plano estratégico do governo federal para o fortalecimento do país.

Comparativos
Aristides Monteiro Neto, assessor de Planejamento e Articulação Institucional do Ipea, ressaltou que em 2011 a entidade passou pela reconfiguração de seu programa de trabalho. Entre os destaques, o fortalecimento da relação com entidades parceiras, por meio de acordos de cooperação, que passaram de 69 em 2007 para 167 no ano passado. Aristides ainda mostrou que em 2011 foram concluídos 288 projetos, contra 180 em 2010; lançados 119 Comunicados do Ipea e Notas Técnicas, contra 39 do ano anterior, entre outros dados que revelam a evolução do trabalho do Ipea.

O ano de 2011, segundo o assessor, proporcionou ao Ipea um fortalecimento institucional também devido à consolidação do Banco de Bases Estatísticas (BBE) e da intensificação dos Comunicados do Ipea, “que espelham muito das realizações das pesquisas cotidianas e facilitam o acesso do conhecimento a diferentes públicos”.

Cada um dos diretores do Ipea fez uma breve apresentação de suas metas e desafios para este ano, que compõem o Plano de Trabalho 2012. Eles ressaltaram a intensificação produtiva pela qual o Ipea vem passando, com a melhoria qualitativa e quantitativa de seus produtos, e com a maximização de parcerias com universidades, entidades da sociedade civil e administrações públicas.

Leia o Plano de Metas 2012 do Ipea

Leia o Plano de Trabalho 2012 do Ipea

Leia o Plano de Ação 2012/2013 do Ipea

Leia o Relatório de Atividades 2011 do Ipea

Leia o Relatório das Articulações Institucionais do Ipea 2011