Economia criativa e cultura são focos de acordo

Economia criativa e cultura são focos de acordo

A parceria reúne a Secretaria de Economia Criativa do MinC, a associação cultural Ossos do Ofício e o Ipea

Foto: Sidney Murrieta
120208 assinatura_act

Da esquerda para a direita: Alexandra Caponi, Márcio Pochmann, Marta Carvalho e Micaela Neiva, durante assinatura do Acordo de Cooperação Técnica

Na quarta-feira, 8, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) firmou parceria com a associação cultural Ossos do Ofício e a Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC). As três partes assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, com o objetivo de a elaboração de uma agenda de pesquisas sobre economia criativa no Distrito Federal e no Brasil. Participaram a assinatura o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, a diretoria de Pesquisa e Mapeamento da Ossos do Ofício, Alexandra Caponi, a presidente da associação, Marta Carvalho, e a coordenadora-geral da SEC/MinC, Micaela Neiva.

Pochmann destacou que o trabalho imaterial, do qual o trabalho artístico faz parte, pressupõe a congregação de diferentes saberes, e pode ser realizado em qualquer lugar. “O trabalho imaterial precisa ser regulamentado e valorizado”, disse. Marta afirmou que a parceria trará a oportunidade de se conhecer mais profundamente a realidade da economia criativa e da cultura, tanto no Distrito Federal, como em todo o Brasil, o que possibilitará a formatação de iniciativas que fortaleçam o setor.

Veja o vídeo do Acordo de Cooperação Técnica