Ipea e Governo do Paraguai firmam cooperação técnica

Ipea e Governo do Paraguai firmam cooperação técnica

O acordo prevê ampliação e o intercâmbio de conhecimentos nas áreas de interesse ambos

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Secretaria Técnica de Planejamento (STP) do Governo do Paraguai vão desenvolver projetos, estudos e pesquisas sobre temas de interesse mútuo. O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta quarta-feira, dia 15, por Marcio Pochmann, presidente do Ipea e Hugo Royg, ministro da STP.

Foto: Sidney Murrieta 
Foto ACT_Sidney_Murrieta

Ministro paraguaio fala sobre a colaboração com o Brasil

O documento prevê a colaboração mútua, apontando a implementação de ações de cooperação que assegurem a ampliação e o intercâmbio de conhecimentos nas áreas de interesse ambos, tais como a análise de políticas macroeconômicas; a formulação de políticas públicas em matérias econômicas e sociais, e de políticas orientadas ao desenvolvimento produtivo e tecnológico; o planejamento do desenvolvimento regional e setorial; e o fortalecimento do Mercosul e inserção internacional, entre outras a serem definidas posteriormente.

Pochmann destacou que o acordo com a Secretaria Técnica de Planejamento do Governo do Paraguai é oportuno, pois reafirma uma dimensão que vem ganhando importância dentro da instituição – denominada “a internacionalização do Ipea”, que tem relação com a política internacional brasileira de integração, especialmente no âmbito da cooperação Sul-Sul. “Para o presidente do Instituto, este acordo também reforça o processo de integração e cooperação do conhecimento, e sobretudo, pela oportunidade do Ipea estar presente em Assunção, contribuindo para a complementação do plano de trabalho estabelecido.

O ministro Hugo Royg acrescentou que em nível global a tendência é que os países da America Latina enfrentem os obstáculos de forma integrada, o que implica pensarem juntos os problemas dos diferentes países e os instrumentos que apontem uma integração mais efetiva e com mais benefícios para todos. “Este acordo aponta na direção de olharmos os problemas juntos para encontrarmos soluções conjuntamente”, destacou.

Também estiveram presentes à solenidade de assinatura do acordo o ministro Didier César, da Embaixada do Paraguai no Brasil e o chefe do Departamento do Mercosul, Bruno Bath.