Instituto divulga 3ª edição do SIPS Defesa Nacional
Publicado em 27/02/2012 - Última modificação em 22/09/2021 às 02h36
Publicado em 27/02/2012 - Última modificação em 22/09/2021 às 02h36
Instituto divulga 3ª edição do SIPS Defesa Nacional
Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS): Defesa Nacional foi apresentado nesta quarta, 29
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quarta-feira, 29, às 14h30, a terceira edição sobre Defesa Nacional do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS). A pesquisa será divulgada pela chefe da Assessoria Técnica da Presidência do Instituto, Luciana Acioly, e pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa Rodrigo Moraes e Almir Oliveira Júnior, em Brasília.
O SIPS Defesa Nacional ouviu 3.796 pessoas, em todas as unidades da federação. As duas primeiras edições da pesquisa abordaram, respectivamente, a percepção de ameaças (dezembro de 2011) e percepções sobre a Defesa Nacional e as Forças Armadas, o poder militar do Brasil e sua inserção internacional (janeiro de 2012).
Este terceiro estudo trata do quarto eixo temático estudado, referente às relações entre as Forças Armadas e a sociedade. Nesse sentido, a pesquisa buscou respostas em torno do grau de transparência das Forças Armadas, do seu papel no combate à criminalidade, do serviço e da carreira militar, do respeito dos militares à democracia e da Lei da Anistia.
SIPS
O SIPS é um sistema de indicadores sociais que verifica como a população avalia os serviços de utilidade pública. Os dados apurados servem como guia para o setor público estruturar da melhor maneira suas ações. Já foram divulgadas edições sobre justiça, assistência social, educação, cultura, segurança, igualdade de gênero, bancos, mobilidade urbana, trabalho e renda, e saúde.
Leia a íntegra do SIPS Defesa Nacional – terceira edição
Veja os gráficos da apresentação sobre Defesa Nacional (Parte III)