Exigências são maiores para o trabalhador formal

Exigências são maiores para o trabalhador formal

Estudo divulgado nesta quarta-feira aborda a percepção dos trabalhadores quanto ao ambiente de trabalho

De acordo com o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) – Percepção dos trabalhadores sobre intensidade e exigências no ambiente de trabalho, Relatório I, divulgado nesta quarta-feira, 7, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, o trabalhador formal tem maior exigência no cotidiano profissional. 44,1% dos entrevistados afirmaram que é alta a exigência de exercer várias funções diferentes. O índice é sete pontos maior para o mercado formal (47,5%) que para o informal ou menos entre trabalhadores autônomos, que apresentaram 40,6% cada um.

O assessor Técnico da Presidência do Ipea, André Calixtre, afirmou que o estudo oferece visão mais refinada sobre o que acontece no cotidiano do mercado de trabalho contemporâneo brasileiro. Ele adiantou que a segunda etapa da pesquisa abordará a percepção dos trabalhadores quanto ao uso que fazem do tempo livre.

Segundo Roberto Gonzalez, técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto, justificou a validade do estudo. “Convivemos com condições de trabalho ainda difíceis, com níveis de exploração da força de trabalho ainda bastante elevados. Isso levou nosso olhar aos ambientes de trabalho. Nesse contexto de crescimento elevado da economia e aumento de emprego e renda, é importante olhar se isso tem resultado em melhoria das condições de trabalho”, afirmou.

Foram entrevistadas 3.709 pessoas, sendo 52% homens e 48% mulheres, separados em três categorias: trabalhadores autônomos, 34,11% do total, subordinados em regime formal, 45,97%, e subordinados informais, que corresponde a 19,92%.

O pesquisador Sandro Pereira explicou que quase metade dos pesquisados, 41,9% declararam que a atividade que exercem atualmente foi escolhida por interesses profissionais. Grande parte desses são trabalhadores formais. Já entre os que declararam que exercem a atual atividade apenas pela necessidade de sobrevivência, 26,6%, predominam informais e profissionais autônomos.

Condições de trabalho

Um quarto dos entrevistados, 25,5%, afirmaram que precisam chegar ao local de trabalho antes do horário determinado, para preparação do ambiente e/ou ferramentas de trabalho. No mercado formal a exigência é maior que no informal, 34,8% contra 16,5%.

Mais da metade dos entrevistados, 53%, afirmaram não utilizar equipamentos de comunicação ou informática no trabalho.

Cerca de um a cada cinco trabalhadores afirmam já ter sofrido alguma doença ou acidente de trabalho decorrente do excesso de trabalho, ou seja, 17,3% das pessoas envolvidas no estudo.

Leia a íntegra do SIPS - Percepção dos trabalhadores sobre intensidade e exigências no ambiente de trabalho (Relatório I)

Confira a íntegra da apresentação do SIPS