Indicadores sobre a comunicação são publicados em livro pelo Ipea
Publicado em 22/03/2012 - Última modificação em 22/09/2021 às 02h31
Publicado em 22/03/2012 - Última modificação em 22/09/2021 às 02h31
Indicadores sobre a comunicação são publicados em livro pelo Ipea
O volume faz parte da obra Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil
No volume 1, Indicadores, da publicação Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, são abordados temas como o Programa Nacional de Banda Larga, regulação e infraestrutura da comunicação, segurança da informação, cobertura do jornalismo econômico, comunicação pública, entre outros assuntos.
A publicação é dividida em quatro partes: Indicadores da sociedade, Indicadores da Comunicação Pública, Indicadores das Telecomunicações e Reflexões sobre Comunicação. O livro busca avaliar a complexidade desse campo do conhecimento, em um debate franco e amplo, capaz de gerar propostas que contemplem a realidade proporcionada pelas novas tecnologias.
A obra Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012, resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom), será apresentada nesta sexta-feira, dia 23, às 9h, no Escritório da Presidência da República em São Paulo (Av. Paulista, 2.163, Ed. Banco do Brasil, auditório 17º andar).
Acesse a íntegra do volume 1 - Indicadores
Confira abaixo os títulos do Volume 1 - Indicadores.
CAPÍTULO 1
NOVO DESENVOLVIMENTISMO COMO RESPOSTA À CRISE GLOBAL
Marcio Pochmann
CAPÍTULO 2
SINAIS DE CRESCIMENTO NAS INDÚSTRIAS MIDIÁTICAS
CAPÍTULO 3
MUDANÇAS NA COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL DE TV POR ASSINATURA: ESTUDOS SOBRE O CASO ESPANHOL E O BRASILEIRO
PARTE II
INDICADORES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA
CAPÍTULO 1
COMUNICAÇÃO PÚBLICA: COMUNICAÇÃO POLVO
Daniel Castro
CAPÍTULO 2
AVANÇOS NOS OBSERVATÓRIOS MIDIÁTICOS
Cosette Castro
CAPÍTULO 3
AVANÇOS NAS REVISTAS ACADÊMICAS
Cicilia M. Krohling Peruzzo
CAPTULO 4
AVANÇOS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Mariluce Moura
PARTE III
INDICADORES DAS TELECOMUNICAÇÕES
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
FUTUROS DESAFIOS PARA O PROGRAMA NACIONAL DE BANDA LARGA
Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa
CAPÍTULO 2
TV POR ASSINATURA E REGULAÇÃO: DESAFIO À COMPETITIVIDADE E AO ESTÍMULO À PRODUÇÃO LOCAL
João Maria de Oliveira
Carolina Teixeira Ribeiro
CAPÍTULO 3
ANÁLISE DOS IMPACTOS DA OFERTA DE TV A CABO SOBRE A PENETRAÇÃO DE BANDA LARGA NOS MUNICÍPIOS
Carlos Manuel Baigorri
Thiago Cardoso H. Botelho
Alexandre L. Henriksen
CAPÍTULO 4
REFLEXÕES SOBRE O USO DE SATÉLITES COMO INFRAESTRUTURA COMPLEMENTAR AO PROGRAMA NACIONAL DE BANDA LARGA
Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa
Carlos Roberto Paiva da Silva
CAPÍTULO 5
OCUPAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA INTENSIDADE E SOBRE A OFERTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA
Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa
Paulo A. Meyer M. Nascimento
CAPÍTULO 6
INTERNET E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: EVIDÊNCIAS DE FIRMAS E DOMICÍLIOS BRASILEIROS
Samuel César da Cruz Júnior
Igor Siqueira Cortez
CAPÍTULO 7
FIXO E MÓVEL: SUBSTITUIÇÃO OU COMPLEMENTARIDADE? EVIDÊNCIAS PARA O BRASIL
Nathalia Almeida de Souza Lobo
PARTE IV
REFLEXÕES SOBRE COMUNICAÇÃO
CAPÍTULO 1
A FACE ÚNICA DA MOEDA: A COBERTURA MIDIÁTICA DAS REUNIÕES DO COPOM
Pedro Cavalcanti
CAPÍTULO 2
O ASSESSOR COMO BRICOLEUR E AS URGÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Allex Rodrigo Medrado Araújo
Fernanda Cristine Carneiro
CAPÍTULO 3
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA DINAMIZA OS BRICS
Marina Nery
CAPÍTULO 4
ESFERAS PÚBLICAS E APROPRIAÇÕES MIDIÁTICAS
Marco Schäffer
CAPÍTULO 5
CANAL DIRETO COM A SOCIEDADE COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Mirlene Bezerra
CAPÍTULO 6
OS GASTOS COM PUBLICIDADE PELO PODER PÚBLICO SERÃO REALMENTE PÚBLICOS?
Mariana Cristina dos Santos Resende
CAPÍTULO 7
A BLOGOSFERA E A LUTA PELA DEMOCRACIA
Altamiro Borges
CAPÍTULO 8
GOVERNO ELETRÔNICO E SOBERANIA CULTURAL
Federico Vázquez