Indicadores sobre a comunicação são publicados em livro pelo Ipea

Indicadores sobre a comunicação são publicados em livro pelo Ipea

 

O volume faz parte da obra Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil

No volume 1, Indicadores, da publicação Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, são abordados temas como o Programa Nacional de Banda Larga, regulação e infraestrutura da comunicação, segurança da informação, cobertura do jornalismo econômico, comunicação pública, entre outros assuntos.

A publicação é dividida em quatro partes: Indicadores da sociedade, Indicadores da Comunicação Pública, Indicadores das Telecomunicações e Reflexões sobre Comunicação. O livro busca avaliar a complexidade desse campo do conhecimento, em um debate franco e amplo, capaz de gerar propostas que contemplem a realidade proporcionada pelas novas tecnologias.

A obra Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012, resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom), será apresentada nesta sexta-feira, dia 23, às 9h, no Escritório da Presidência da República em São Paulo (Av. Paulista, 2.163, Ed. Banco do Brasil, auditório 17º andar).

Acesse a íntegra do volume 1 - Indicadores

Confira abaixo os títulos do Volume 1 - Indicadores.

CAPÍTULO 1
NOVO DESENVOLVIMENTISMO COMO RESPOSTA À CRISE GLOBAL
Marcio Pochmann

CAPÍTULO 2
SINAIS DE CRESCIMENTO NAS INDÚSTRIAS MIDIÁTICAS

CAPÍTULO 3
MUDANÇAS NA COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL DE TV POR ASSINATURA: ESTUDOS SOBRE O CASO ESPANHOL E O BRASILEIRO

PARTE II
INDICADORES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA

CAPÍTULO 1
COMUNICAÇÃO PÚBLICA: COMUNICAÇÃO POLVO
Daniel Castro

CAPÍTULO 2
AVANÇOS NOS OBSERVATÓRIOS MIDIÁTICOS
Cosette Castro

CAPÍTULO 3
AVANÇOS NAS REVISTAS ACADÊMICAS
Cicilia M. Krohling Peruzzo

CAPTULO 4
AVANÇOS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Mariluce Moura

PARTE III
INDICADORES DAS TELECOMUNICAÇÕES

APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO 1
FUTUROS DESAFIOS PARA O PROGRAMA NACIONAL DE BANDA LARGA
Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa

CAPÍTULO 2
TV POR ASSINATURA E REGULAÇÃO: DESAFIO À COMPETITIVIDADE E AO ESTÍMULO À PRODUÇÃO LOCAL
João Maria de Oliveira
Carolina Teixeira Ribeiro

CAPÍTULO 3
ANÁLISE DOS IMPACTOS DA OFERTA DE TV A CABO SOBRE A PENETRAÇÃO DE BANDA LARGA NOS MUNICÍPIOS
Carlos Manuel Baigorri
Thiago Cardoso H. Botelho
Alexandre L. Henriksen

CAPÍTULO 4
REFLEXÕES SOBRE O USO DE SATÉLITES COMO INFRAESTRUTURA COMPLEMENTAR AO PROGRAMA NACIONAL DE BANDA LARGA
Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa
Carlos Roberto Paiva da Silva

CAPÍTULO 5
OCUPAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA INTENSIDADE E SOBRE A OFERTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA
Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa
Paulo A. Meyer M. Nascimento

CAPÍTULO 6
INTERNET E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: EVIDÊNCIAS DE FIRMAS E DOMICÍLIOS BRASILEIROS
Samuel César da Cruz Júnior
Igor Siqueira Cortez

CAPÍTULO 7
FIXO E MÓVEL: SUBSTITUIÇÃO OU COMPLEMENTARIDADE? EVIDÊNCIAS PARA O BRASIL
Nathalia Almeida de Souza Lobo

PARTE IV
REFLEXÕES SOBRE COMUNICAÇÃO

CAPÍTULO 1
A FACE ÚNICA DA MOEDA: A COBERTURA MIDIÁTICA DAS REUNIÕES DO COPOM
Pedro Cavalcanti

CAPÍTULO 2
O ASSESSOR COMO BRICOLEUR E AS URGÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Allex Rodrigo Medrado Araújo
Fernanda Cristine Carneiro

CAPÍTULO 3
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA DINAMIZA OS BRICS
Marina Nery

CAPÍTULO 4
ESFERAS PÚBLICAS E APROPRIAÇÕES MIDIÁTICAS
Marco Schäffer

CAPÍTULO 5
CANAL DIRETO COM A SOCIEDADE COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Mirlene Bezerra

CAPÍTULO 6
OS GASTOS COM PUBLICIDADE PELO PODER PÚBLICO SERÃO REALMENTE PÚBLICOS?
Mariana Cristina dos Santos Resende

CAPÍTULO 7
A BLOGOSFERA E A LUTA PELA DEMOCRACIA
Altamiro Borges

CAPÍTULO 8
GOVERNO ELETRÔNICO E SOBERANIA CULTURAL
Federico Vázquez