Ensino e pesquisa em Comunicação são tema de obra do Ipea
Publicado em 22/03/2012 - Última modificação em 22/09/2021 às 02h30
Publicado em 22/03/2012 - Última modificação em 22/09/2021 às 02h30
Ensino e pesquisa em Comunicação são tema de obra do Ipea
As principais discussões de fóruns estão no Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil
A seção Flagrantes - Volume 2 da segunda edição da obra Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil traz descrições, reflexões e diagnósticos elaborados no ambiente acadêmico. Dividida em três partes— Flagrantes da Comunidade Internacional, Flagrantes da Comunidade Nacional e Flagrantes da SOCICOM, a publicação apresenta textos nos quais são articuladas as principais ideias que deram sustentação aos fóruns realizados no Brasil e no exterior, este com a participação de congressistas brasileiros.
O objetivo deste volume é organizar o que tem sido pensado e discutido a respei¬to dos fenômenos comunicacionais e, mais do que isso, acerca do papel exercido pelas universidades e pelas associações científicas no tocante ao progresso das Ciências da Comunicação.
Portanto, avalia a participação do Brasil em congressos de comunicação de 2011, como os da ICA e IAMCR, Confibercom, Lusocom e Intercom, além de contemplar artigos sobre a cibercultura, a realidade brasileira do cinema e audiovisual, a Conferência Brasileira de Folkcomunicação, ensino e pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Comunicação Organizacional e Publicidade, e o papel da Socicom para o fortalecimento da sociedade acadêmica da Comunicação.
A obra Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012, resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom), será apresentada nesta sexta-feira, dia 23, às 9h, no Escritório da Presidência da República em São Paulo (Av. Paulista, 2.163, Ed. Banco do Brasil, auditório 17º andar).
Acesse a íntegra do volume 2 - Flagrantes
Veja os títulos do volume 2:
FLAGRANTES DA COMUNIDADE INTERNACIONAL
APRESENTAÇÃO
José Marques de Melo
Francisco de Assis
PARTE I
FLAGRANTES DA COMUNIDADE INTERNACIONAL
APRESENTAÇÃO
Margarida M. Krohling Kunsch
Seção 1
Espaço anglófono
CAPÍTULO 1.1
BOSTON, ICA
Edgard Rebouças
CAPÍTULO 1.2
ISTAMBUL, IAMCR
Sonia Virgínia Moreira
Seção 2
Espaço ibero-americano
CAPÍTULO 2.1
SISTEMAS E PROCESSOS
Margarida M. Krohling Kunsch
CAPÍTULO 2.2
DISCIPLINAS E FLUXOS
Valério Cruz Brittos
Anderson David Gomes dos Santos
CAPÍTULO 2.3
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Marialva Barbosa
Nélia Del Bianco
CAPÍTULO 2.4
PÓS-GRADUAÇÃO
Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Richard Romancini
Seção 3
Espaço latino-americano
CAPÍTULO 3.1
TENDÊNCIAS GERAIS
César Bolaño
CAPÍTULO 3.2
DEBATES SETORIAIS
Fernando Oliveira Paulino
Seção 4
Espaço lusófono
CAPÍTULO 4.1
TENDÊNCIAS GERAIS
Antonio Hohlfeldt
CAPÍTULO 4.2
DEBATES SETORIAIS
Antonio Adami
PARTE II
FLAGRANTES DA COMUNIDADE NACIONAL
APRESENTAÇÃO
Ana Silvia Médola
Anita Simis
Seção 1
CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
Antonio Hohlfeldt
Marialva Barbosa
Seção 2
CIBERCULTURA
Eugênio Trivinho
Seção 3
Cinema e audiovisual
CAPÍTULO 3.1
ENSINO DE CINEMA E AUDIOVISUAL
Aída Marques
Luciana Rodrigues
Bernardo Santos
CAPÍTULO 3.2
PESQUISA EM CINEMA E AUDIOVISUAL
Anelise R. Corseuil
Maria Dora G. Mourão
Seção 4
ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO
Ruy Sardinha Lopes
Seção 5
FOLKCOMUNICAÇÃO
Marcelo Pires de Oliveira
Seção 6
HISTÓRIA DA MÍDIA
Maria Berenice da Costa Machado
Seção 7
Jornalismo
CAPÍTULO 7.1
ENSINO DE JORNALISMO
Mirna Tonus
Sérgio Luiz Gadini
CAPÍTULO 7.2
PESQUISA EM JORNALISMO
Carlos Eduardo Franciscato
Seção 8
Relações públicas, propaganda e marketing
CAPÍTULO 8.1
RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Ivone de Lourdes Oliveira
CAPÍTULO 8.2
MARKETING POLÍTICO
Roberto Gondo Macedo
Adolpho Queiroz
CAPÍTULO 8.3
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Eneus Trindade
Seção 9
SEMIÓTICA
Ana Claudia Mei Alves de Oliveira
PARTE III
FLAGRANTES DA SOCICOM
CAPÍTULO 1
O FORTALECIMENTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA COMUNICAÇÃO
Francisco de Assis
CAPÍTULO 2
CRONOLOGIA DA SOCICOM (2007-2012)
CAPÍTULO 3
CALENDÁRIO DAS CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO: BRASIL, 2012