Obra do Ipea faz radiografia da comunicação do país

Obra do Ipea faz radiografia da comunicação do país

 

Indústria criativa e conteúdos digitais são abordados na publicação, que será lançada nesta sexta

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) lançam, nesta sexta-feira, dia 23, às 9h, o Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil.

Distribuído em quatro volumes, a publicação traz entre eles o título Tendências, que engloba a indústria criativa e de conteúdos digitais, avanços no campo público da Televisão Digital, tendências profissionais e ocupacionais para a área de Comunicação no país, e regulação na comunicação e telecomunicação brasileiras.

O Volume 4 é resultado de uma Chamada Pública (nº 50 de 2011) lançada pelo Ipea, com o objetivo de selecionar pes¬quisadores para seis áreas temáticas do projeto: estado do conhecimento; indústrias criativas e de conteúdos digitais; tendências profissionais, ocupacionais e do terceiro setor no campo da comunicação; serviços, aplicativos e conteúdos digitais multiplataformas para o campo público; regulação; e indicadores e perfil nacio-nal.

A pesquisa faz uma verdadeira radiografia dessa área do conhecimento, apontando tendências e, sobretudo, posiciona-se como embasamento valioso à formulação de políticas públicas.

Em sua segunda edição, a obra, organizada pelo assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Ipea, Daniel Castro, e pelo presidente da Socicom, José Marques de Melo, será apresentada no Escritório da Presidência da República em São Paulo (Av. Paulista, 2.163, Ed. Banco do Brasil, auditório 17º andar). É necessária a confirmação de presença, enviando nome, instituição e contatos para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse a íntegra do volume 4 - Tendências

Veja os títulos do Volume 4 - Tendências e confira ao final da matéria informações sobre os outros volumes da obra.

Tendências

APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO 1
INDÚSTRIAS CRIATIVAS E DE CONTEÚDOS DIGITAIS – 2011
Alexandre Kieling

CAPÍTULO 2
SERVIÇOS, APLICATIVOS E CONTEÚDOS DIGITAIS MULTIPLATAFORMAS – AVANÇOS NO CAMPO PÚBLICO DE TELEVISÃO DIGITAL
Cosette Castro

CAPÍTULO 3
MAPA COGNITIVO: ENSINO DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL
Maria Cristina Gobbi

CAPÍTULO 4
PERSPECTIVAS E ANÁLISES DAS TENDÊNCIAS PROFISSIONAIS E OCUPACIONAIS PARA A ÁREA DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL
Andréa Ferraz Fernandez

CAPÍTULO 5
A REGULAÇÃO NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES E COMUNICAÇÃO NO BRASIL
Monique Menezes

CAPÍTULO 6
COMUNICAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES NOS PAÍSES BRICS E MERCOSUL
Irene Cristina Gurgel do Amaral

Volume 1- Indicadores

Volume 2 - Flagrantes

Volume 3 – Memórias