Aumenta a confiança dos brasileiros, aponta IEF

Aumenta a confiança dos brasileiros, aponta IEF

 

Índice de Expectativas das Famílias teve aumento de cinco pontos, registrando o segundo maior patamar em doze meses

Foto: Sidney Murrieta

O IEF apresentado nesta quinta-feira trouxe os dado referente ao mês de março

O otimismo das famílias brasileiras apresentou crescimento de fevereiro para março. Foi o que revelou o Índice de Expectativas das Famílias (IEF), divulgado nesta quinta-feira, 5, em Brasília, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) –  um aumento de 67,2% para 67,7%. Foi o segundo maior índice em doze meses. “Embora tenha sido registrado um leve aumento, não justifica dizer que houve queda na expectativa. Comparado ao mesmo período de 2011, houve um aumento significativo no otimismo dos brasileiros”, disse André Calixtre, assessor técnico da Presidência do Instituto.

As regiões Sul e Sudeste foram as principais responsáveis pelo crescimento do índice este mês, ao registrar aumento de expectativas em variados temas da pesquisa. Quanto à região Centro-Oeste, mesmo apresentando queda na expectativa familiar em diversas variantes analisadas no mês de março, ainda assim, em termos relativos, se mantém como a região mais otimista do país.

No que diz respeito ao valor médio da dívida mensal das famílias no mês de março (R$ 4.935,58), o percentual registrado foi o maior do período analisado, atrás das médias registradas nos meses de abril e maio de 2011. O estudo aponta ainda que, em comparação ao mesmo período do ano anterior, a situação econômica das famílias apresentou taxas positivas em algumas regiões, a exemplo do Centro-Oeste (de 85, 6% para 90,9%) e Norte (de 76,3% para 81%).

Em relação à expectativa sobre um bom momento para adquirir bens de consumo duráveis, houve queda nas regiões Nordeste e Sul, não havendo variações positivas ou negativas muito significativas. A pesquisa também mostra que mais famílias brasileiras afirmaram não possuírem dívidas (54,1%) e das que declararam ter, 14,48% responderam que têm condições de quitar suas dívidas no mês.

Em sua maioria, tanto os responsáveis pelos domicílios quanto os demais membros das famílias sentem-se mais seguros quanto à manutenção de suas ocupações de trabalho. No entanto, no que diz respeito às melhorias profissionais, as expectativas são baixas, particularmente na Região Nordeste.

Índice
Produzido pelo Ipea desde agosto de 2010, o Índice de Expectativas das Famílias revela a percepção das famílias brasileiras em relação à situação socioeconômica do país para os próximos 12 meses e para os cinco anos seguintes. O IEF é uma pesquisa estatística por amostragem realizada em 3.810 domicílios, em mais de 200 municípios, abrangendo todas as unidades da federação, com margem de erro de 5%.

A pesquisa aborda temas como:
- situação econômica nacional;
- condição financeira passada e futura;
- decisões de consumo;
- endividamento e condições de quitação de dívidas e contas atrasadas;
- mercado de trabalho, especialmente nos quesitos segurança na ocupação e sentimento futuro de melhora profissional.

Leia a íntegra do Índice de Expectativas das Famílias de março

Veja os gráficos da apresentação sobre o Índice de Expectativas das Famílias de março