Ipea e GDF fecham parceria inédita

Ipea e GDF fecham parceria inédita

Os estudos deverão fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Governo do Distrito Federal (GDF) firmaram uma parceria com o objetivo de implementar ações conjuntas que assegurem a realização e a publicação de estudos e pesquisas de interesse mútuo. O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado nesta quarta-feira, 9, na sede do Instituto, em Brasília. O presidente do Ipea, Marcio Pocmann, disse que a expectativa é produzir informações sobre a realidade da região de forma a auxiliar o GDF a enfrentar as questões sociais, sem descuidar do desenvolvimento econômico e socioambiental.

Para o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa, se a capital federal, em seu surgimento, tivesse um plano de desenvolvimento a longo prazo, talvez não apresentasse os problemas que acumula. Segundo ele, a ACT vai proporcionar estudos importantes, que colaborem para a elaboração de um novo modelo de desenvolvimento para o Distrito Federal, que também impeça possíveis retrocessos.

Entre os principais objetivos dessa parceria estão a avaliação de: planos, políticas e programas governamentais do Distrito Federal, políticas públicas desenvolvidas nas áreas social; desenvolvimento econômico e de infraestrutura e seus respectivos resultados e impactos na sociedade; e ainda, o desenvolvimento de indicadores de percepção social da população. É a primeira vez que o Ipea e o GDF firmam parceria para a avaliação de planos, políticas e programas governamentais do Distrito Federal como um todo, de forma a fornecer subsídios à elaboração de políticas públicas.