Comunicado analisou efeitos da política monetária

Comunicado analisa efeitos da política monetária

 

Estudo que foi lançado nesta quinta, 17, às 10h, trata dos impactos sobre inflação e crescimento no Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira, 17, o Comunicado nº 148Efeitos assimétricos da política monetária sobre inflação e crescimento no Brasil: diferenças conforme a fase do ciclo econômico e a direção e magnitude de choques nos juros. O estudo foi apresentado pelo coordenador de Economia Monetária e Câmbio do Ipea, Thiago Martinez, pelo técnico de Planejamento e Pesquisa Vinícius Cerqueira e mediado pelo assessor técnico da Presidência do Instituto Murilo Pires, na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo).

O Comunicado investiga se as respostas do crescimento da produção industrial e da inflação a choques na taxa de juros são diferentes conforme o ritmo de crescimento da economia e a direção e tamanho do choque na Selic. Constatou-se que inflação e crescimento da produção industrial respondem pouco a choques contracíclicos nos juros e muito a choque pró-cíclicos. Sob as hipóteses adotadas isso implica, por exemplo, que em fases de baixo crescimento da economia a Selic pode ser reduzida sem acelerar a inflação.

Leia a íntegra do Comunicado 148 - Efeitos assimétricos da política monetária sobre inflação e crescimento no Brasil: diferenças conforme a fase do ciclo econômico e a direção e magnitude de choques nos juros

Leia a íntegra do Texto para Discussão 1639, “Propagação Assimétrica de Choques Monetários na Economia Brasileira: Evidências com Base em um Modelo Vetorial não Linear de Transição Suave”