Salvador recebe curso para profissionais de comunicação

Salvador recebe curso para profissionais de comunicação

 

Promovido pelo Ipea em parceria com o Sebrae, o curso gratuito na capital baiana traz à discussão temas econômicos e sociais

Com o apoio do Sebrae-BA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza em Salvador (BA) o Curso de Economia para Profissionais de Comunicação. As aulas são gratuitas e serão realizadas de 18 a 21 de junho,  das 18h30 às 22h.

O curso foi criado em 2009, em comemoração aos 45 anos do Ipea. O objetivo é aprofundar e atualizar o conhecimento dos profissionais da comunicação sobre temas econômico-sociais e suas análises e pesquisas nas diversas áreas: setorial, ambiental, urbana e regional, social, macroeconômica e internacional. Além disso, os participantes podem conhecer as principais questões sobre desenvolvimento e indicadores econômicos do seu estado.

Esta será a décima primeira edição do curso, que já foi ministrado para cerca de 1.500 participantes em dez capitais: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, São Luís, Belém, Manaus, João Pessoa e Vitória.

Inscrições
As inscrições foram encerradas e haverá certificado para os participantes. O curso será transmitido ao vivo, pelo Portal Ipea, para os demais interessados.

Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.

  

Confira a programação:

Curso de Economia para Profissionais de Comunicação

Data: 18 a 21 de junho de 2012

Segunda-feira, 18 de junho

18h18h30 – Abertura

Presidente do Ipea, Marcio Pochmann

Superintendente do Sebrae-BA, Edival Passos

18h3020h Macroeconomia Indicadores Econômicos Bahia, Brasil e Mundo

Fernando José da Silva Paiva Ribeiro, membro do Grupo de Análise e Previsões do Ipea.
Mestre em Economia pela PUC do Rio de Janeiro, foi economista-chefe da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior e professor do Departamento de Economia da PUC-RJ. Possui diversos trabalhos publicados na área de comércio exterior e economia internacional. Ministrou diversos cursos de graduação e pós-graduação na PUC-RJ, no IBMEC-RJ e na Fundação Dom Cabral (MG).

20h–20h30 – Intervalo

20h3022h Relações econômicas e políticas internacionais

Rodrigo Teixeira, diretor-adjunto de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea.
Possui bacharelado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e é Mestre e Doutor em Economia pela USP.

Terça-feira, 19 de junho

18h3020h Estado, Instituições e Democracia

Joana Luiza Oliveira Alencar, técnica de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea
Graduada em Ciência Política pela UnB e mestranda em Administração Pública pela UnB. Desde 2010 é técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea, atua como coordenadora da linha de pesquisa “Efetividade das instituições participativas no Brasil” na DIEST - Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia.

20h–20h30 – Intervalo

20h30–22h Economia: Proteção social e geração de oportunidades

José Aparecido Ribeiro, coordenador de Finanças Sociais do Ipea
Economista, técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea desde 1996. Atua em linhas de pesquisa ligadas aos temas de políticas sociais e finanças públicas, como o acompanhamento e a análise do gasto social federal; e a questão tributária.

Quarta-feira, 20 de junho

18h30–20h – Economia: regulação, inovação, produção e infraestrutura- Empreendedorismo, criatividade e inovação

José Mauro de Morais, técnico de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea
Graduado em Economia pela USP, pós-graduado em Teoria Econômica pela UnB, pesquisador em economia no Ipea desde 1975. Desenvolve pesquisas nos campos de crédito a pequenas empresas, instrumentos financeiros de apoio à inovação, apoio do BNDES a pequenas empresas, e setor de petróleo. Atuou na formulação e no acompanhamento de políticas públicas nos Ministérios do Planejamento e da Fazenda e no Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior. 

20h–20h30 – Intervalo

20h30 – 22h Aspectos Econômicos Gerais e Desenvolvimento Regional - Economia Baiana: tendências e perspectivas

Ernesto Galindo, técnico de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea
Formado em Arquitetura e Urbanismo, Gestão Pública e Transportes. Aborda os temas mobilidade, desenvolvimento urbano e agrário. Atuou na União (Semob/Mcidades; Ceftru/UnB; MDA), municípios (Sehab/Salvador; Seplan/Camaçari) e estado da Bahia (CONDER e CAR). Participou do PAC Copa, da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul, da criação de indicadores de programas federais de transportes e da elaboração de planos diretores.


Quinta-feira, 21 de junho

18h30–20h – Economia e desenvolvimento

André Viana, economista e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).  Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea lotado na Assessoria Técnica da Presidência. Realiza estudos sobre economia política internacional, em especial sobre fluxos de capitais e sistema monetário e financeiro internacional. Pesquisa também o impacto de megaeventos esportivos.

20h–20h30 – Intervalo

20h30–22h – Ipea Mapas 

Erivelton Guedes, assessor Técnico da Presidência do Ipea.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Minas, mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor colaborador da pós-graduação da Universidade da Força Aérea (UNIFA). É o presidente da Sociedade Brasileira de Transporte Aéreo (SBTA, gestão 2011-2012).

22h – Coquetel de encerramento