Ipea deve definir temas prioritários, diz presidenta

Ipea deve definir temas prioritários, diz presidenta

 

Em seu primeiro discurso no cargo, Vanessa Petrelli fala em aprofundar estudos sobre o padrão de desenvolvimento brasileiro

Vanessa Petrelli Corrêa discursou em cerimônia de anúncio do seu nome como nova presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada na terça-feira, 5 de junho, em Brasília. No auditório do Ipea, ela falou sobre os desafios que o Instituto tem pela frente e algumas das prioridades para os próximos meses. Vanessa agradeceu a Marcio Pochmann, que deixou o cargo, e disse receber um “novo Ipea”.

“Juntos, vamos aprofundar a análise sobre as mudanças estruturais e os limites do atual padrão de desenvolvimento brasileiro. Para tanto, conto especialmente com a atual direção do Ipea, com a qual reafirmo nossos laços de companheirismo e de afinidade teórica e metodológica”, afirmou a presidente, dirigindo-se aos servidores e colaboradores.

A nova presidenta ressaltou a importância de definição dos temas mais relevantes para a formulação de uma agenda de pesquisa afinada com o potencial do Instituto e as necessidades do debate nacional sobre o desenvolvimento. “A eleição de temas prioritários de pesquisa, que congreguem nossos servidores, é fundamental para que a Casa atinja sua missão, tanto como órgão de assessoria, como instituição que propõe e debate os grandes temas da atualidade”, disse. “Internamente, esse processo já está sendo construído, considerando o atual plano de trabalho, e avançará a partir da implementação de um novo ciclo de planejamento estratégico, que definirá os rumos da instituição para os próximos anos.”

Ex-diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Vanessa lembrou também a tradição de pluralidade do Instituto, um patrimônio importante para a geração de conhecimento voltado à elaboração de políticas públicas. “Uma das questões fundamentais é entender que, se por um lado os caminhos do país dependem da dinâmica mundial, por outro não há nunca um único caminho seguir ou uma trajetória pré-determinada, sendo que a ação do Estado em sua relação com a sociedade e o mercado é fundamental para a definição dos rumos escolhidos”, declarou.

A presidenta citou a importância de o Instituto implementar missões internacionais e elogiou o “avanço da relação do Ipea com os poderes da República e com a sociedade”. Vanessa Petrelli é doutora em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-1996), mestre em Teoria Econômica pela Universidade de Brasília (UnB-1985) e graduada em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-1991). Ela era diretora da DIMAC desde abril de 2011, sendo agora substituída por Cláudio Amitrano.

Leia a íntegra do discurso de Vanessa Petrelli Corrêa

Veja a íntegra da cerimônia de despedida de Marcio Pochmann da Presidência do Ipea