Ipea participa do Esplanada Sustentável

Ipea participa do Esplanada Sustentável

 

 

O projeto do Governo Federal visa promover a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fará parte do Projeto Esplanada Sustentável (PES), uma iniciativa conjunta de quatro ministérios: Planejamento; Meio Ambiente; Minas e Energia; e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Instituto é a única instituição além dos ministérios a participar deste projeto, que é um modelo de gestão organizacional e de processos estruturado na implementação de ações voltadas para o uso racional de recursos naturais, de maneira a promover a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal.

No último dia 15, sexta-feira, o Ipea participou de uma reunião na Secretaria de Orçamento Federal (SOF) que teve como objetivo a pactuação de metas de gasto no âmbito do Projeto Esplanada Sustentável, conforme previsto em suas diretrizes. A previsão inicial é que o órgão reduza cerca de 26% dos seus gastos, o equivalente a R$ 545.000,00 de economia por ano. O recurso economizado será reenviado ao Instituto como acréscimo no orçamento com o intuito de que novas ações sejam implantadas.

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional (Dides), por meio do Serviço de Atividade Gerais (SEAGE), está avaliando quais procedimentos poderão ser adotados internamente a fim de cumprir com as práticas sustentáveis recomendadas e reduzir gastos, como reavaliação da estrutura elétrica, dentre outros. Alguns aspectos já foram analisados, mas a ideia é iniciar também uma campanha de sensibilização de todo o Instituto, de forma a publicizar o projeto e suas ações internas.

Nesta primeira fase, o projeto está aberto para adesões voluntárias, como foi o caso do Ipea. Para mais informações e para consultar o site do PES, clique aqui.