Ipea lança na Rio+20 edição especial de sua revista

Ipea lança na Rio+20 edição especial de sua revista 

O periódico Desafios do Desenvolvimento debate o desafio do lixo e a economia de ecossistemas

Lançada nesta terça-feira, dia 19, no estande do Ipea no Píer Mauá, durante a Rio+ 20, a revista Desafios do Desenvolvimento n° 72 tem 94 páginas dedicadas às principais propostas e pontos polêmicos relacionados aos temas do meio ambiente. O biólogo Julio Roma abriu a série de palestras falando sobre a economia de ecossistemas e da biodiversidade no Brasil, tema que o Ipea desenvolve em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Conservação Internacional. “O melhor entendimento do valor econômico dos serviços ecossistêmicos brasileiros vai auxiliar nos processos de tomada de decisão de políticas públicas nacionais”, disse Roma.

Já Manoel Pereira de Andrade, professor da Universidade de Brasília, destacou que a questão política não está bem trabalhada e o governo deveria promover uma parceria mais consistente com a sociedade. Gustavo Luedemann completou:“As dificuldades de implementar uma agenda internacional de desenvolvimento sustentável continuam praticamente as mesmas da época da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, 40 anos atrás”. Por fim, Albino Alvarez informou que os lixões estão presentes em 50% dos municípios brasileiros e a distribuição regional é muito desigual, porque 90% dos municípios nordestinos apresentam lixões, contra 15% na região Sul.

Estiveram presentes ao lançamento diversos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Instituto, articulistas de outras instituições, membros do Conselho Editorial da revista Marina Nery e Maria da Piedade Morais, e o editor Gilberto Maringoni.

Acesse o site da revista Desafios do Desenvolvimento