Morre o ex-presidente do Ipea Marcos Pereira Vianna

Morre o ex-presidente do Ipea Marcos Pereira Vianna

Engenheiro que comandou o Instituto entre 1969 e 1970 sofreu infarto na madrugada desta terça-feira

Presidente do Ipea de 1969 a 1970, Marcos Pereira Vianna foi também o mais longevo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de 1970 a 1979. Ele morreu na madrugada desta terça-feira, aos 78 anos, de infarto. Com formação em engenharia, ficou conhecido por sempre lutar pelo desenvolvimento do Brasil.

Sua última aparição pública ocorreu há uma semana, quando esteve presente à solenidade de comemoração dos 60 anos do banco de fomento. Na ocasião, Vianna recebeu homenagem especial do atual presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Em 1970, Vianna era secretário-executivo do Ministério do Planejamento, pasta comandada na época por João Paulo dos Reis Velloso, quando foi indicado pelo próprio Velloso para assumir a presidência do BNDES, em substituição a Jayme Magrassi de Sá.

Sob a sua liderança, o banco financiou a implantação da indústria de base no país e viabilizou a produção nacional de bens de capital e de insumos básicos. Desta forma, foram cumpridas as metas do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), originalmente criado pelo Ipea.