Ipea vence Prêmio Luiz Beltrão 2012

Ipea vence Prêmio Luiz Beltrão 2012

 

Instituto foi premiado na categoria “Instituição Paradigmática”

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) foi um dos vencedores do Prêmio Luiz Beltrão 2012, concedido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) a quem produz trabalhos relevantes na área das Ciências da Comunicação e contribui para consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras. O anúncio foi feito no dia 22 de junho, pela diretora Cultural da Intercom, Rosa Maria Dalla Costa (UFPR), e pela Gerente de Desenvolvimento Institucional da Rede Globo, Viridiana Bertolini, durante a solenidade de inauguração do “Espaço da Comunicação” da instituição, em São Paulo.

A premiação na categoria “Instituição Paradigmática” foi concedida ao Ipea, em reconhecimento à sua abertura para as novas questões relacionadas ao desenvolvimento do país. Neste aspecto, especificamente, por buscar dialogar com a comunidade acadêmica, em uma parceria com Federação Brasileira das Sociedades Científicas de Comunicação (Socicom), o que resultou na alocação de recursos para a publicação do anuário denominado “Panorama das Telecomunicações e da Comunicação no Brasil”. As duas primeiras edições – 2011 e 2012 – alcançaram grande repercussão, no país e no exterior, estando em curso a preparação da edição 2013.

O Prêmio Luiz Beltrão, patrocinado pelo Programa Globo Universidade, foi instituído em 1997, durante a comemoração dos 20 anos de fundação da Intercom. Os troféus são atribuídos por um júri nacional, constituído hoje por 24 participantes, entre eles os ex-presidentes da Intercom e os pesquisadores contemplados com o prêmio na categoria maturidade acadêmica, em anos anteriores.

Dividida em dois grupos, a premiação é concedida a personalidades e instituições, sendo que cada um possui duas categorias. No primeiro grupo, são contemplados os que se destacam pela liderança emergente, e maturidade acadêmica. O segundo é formado por instituições divididas em Grupo Inovador, que abriga núcleos de pesquisa que se destacam pela capacidade de inovar, e Instituição Paradigmática, destinado a cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado na área de pesquisa dos fenômenos comunicacionais.

A entrega dos troféus aos vencedores será na primeira semana de setembro, na capital cearense, durante o XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.