Ipea prevê queda de 5% na produção industrial em maio

Ipea prevê queda de 5% na produção industrial em maio

 

De acordo com o PIM/Ipea, produção de veículos teve decréscimo de 7,7% em relação ao mesmo mês de 2011.

Em maio, com exceção da importação de insumos e da produção de aço, todos os índices setoriais apresentaram resultado negativo, revela o Indicador de Produção Industrial Mensal (PIM), produzido pelo Ipea. “Esperamos que a indústria fique 5,0% abaixo do patamar de maio de 2011”, informa Leonardo Carvalho, coordenador do PIM e Técnico de Planejamento e Pesquisa do Grupo de Análise e Previsões (GAP) da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac).

Dentre os indicadores, o principal destaque negativo foi a venda de papel e papelão, que recuou 1,9% sobre o mês anterior, na comparação com ajuste sazonal. O setor de autoveículos também apresentou variação negativa na passagem entre abril e maio, com queda de 0,5%.

Com relação a igual período do ano anterior, as 280,8 mil unidades produzidas representaram um decréscimo de 7,7%. Com isso, o nível de estoques se elevou para 409,5 mil unidades, representando 43 dias de venda.

A importação de bens intermediários foi o destaque positivo, avançando 3,8% ante o mês anterior, na série ajustada, embora tenha caído 1,3% na comparação interanual.

Acesse a íntegra do Indicador de Produção Industrial Mensal (PIM)