Entidades internacionais avaliam situação no Brasil

Entidades internacionais avaliam situação no Brasil

 

Estrangeiros revelam expectativas sobre temas como crescimento do PIB, política externa e mão de obra qualificada

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira, dia 27, a percepção das entidades internacionais em relação à conjuntura econômica atual no Brasil e à situação política e social do país. O 7º Monitor de Percepção Internacional do Brasil  foi apresentado pela diretora de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte), Luciana Acioly, e pelo técnico de Planejamento e Pesquisa André Pineli, às 14h30, no auditório do Instituto, em Brasília (SBS, Qd. 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo).

Os agentes consultados pelo Ipea revelaram suas expectativas e percepções com relação a temas como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a política externa, entre outras questões adicionais às abordadas habitualmente pelo Monitor, tratando do suposto processo de desindustrialização que atinge a economia brasileira, da oferta de mão de obra qualificada no país e da relação entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Na pesquisa, agentes internacionais apontam o “Custo Brasil” como fator preponderante para o declínio relativo da indústria.

O Monitor da Percepção Internacional do Brasil é uma pesquisa trimestral em que são ouvidas entidades internacionais com atuação ou representação no Brasil. O universo da sondagem é composto por embaixadas, consulados, câmaras de comércio, empresas com controle estrangeiro e organizações multilaterais.

Leia a íntegra do Monitor Internacional