Pesquisa mostra percepção sobre segurança pública

Pesquisa mostra percepção sobre segurança pública

 

Sistema de Indicadores de Percepção Social foi divulgado nesta quinta-feira, 5, em Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou nesta quinta-feira, às 14h30, o relatório a respeito da percepção da população brasileira em relação à segurança pública no Brasil, do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS). A pesquisa foi divulgada por Almir de Oliveira Junior e a mediação será feita por Fábio Schiavinatto, ambos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea, na sede do Instituto em Brasília.

O SIPS ouviu 3.799 pessoas, de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Os participantes expressaram o grau de medo em relação a serem vítimas de assalto à mão armada, assassinato, arrombamento da residência e agressão física. Responderam sobre o grau de confiança nas instituições policiais e a respeito da atuação dessas organizações. Além disso, esta edição aborda questões inéditas no âmbito do SIPS, referentes à atratividade da carreira policial como opção profissional e à formação dos policiais.

Com perguntas direcionadas apenas a quem já passou pela experiência de um contato com a polícia, foi aferida a percepção sobre os atendimentos realizados e foram coletadas informações sobre eventuais ocorrências de problemas na interação com agentes policiais.

Leia na íntegra o Sistema de Indicadores de Percepção Social: Segurança Pública