Ipea integrou delegação do Brasil em Comitê da Cepal

Ipea integrou delegação do Brasil em Comitê da Cepal

O encontro, em Quito, proporcionou discussões sobre políticas públicas voltadas para população e desenvolvimento

Foto: Cepal
O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão,
participou dos debates que levaram ao documento final da reunião


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada integrou a delegação brasileira na Reunião do Comitê Especial da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) sobre População e Desenvolvimento, em Quito (Equador). O encontro ocorreu de 4 a 7 de julho, e o representante do Instituto foi o diretor de Estudos e Políticas Sociais, Jorge Abrahão de Castro.

A reunião teve como tema central População, território e desenvolvimento sustentável, e foi estruturada em cinco painéis prioritários: População, território e desenvolvimento sustentável no Caribe; Investindo na juventude: barreiras ao acesso universal à saúde sexual e reprodutiva; Populações indígenas, território e desenvolvimento sustentável; Território e políticas públicas; e População e desenvolvimento rural.

Como delegado brasileiro, o diretor do Ipea participou de discussões sobre medidas que terão impactos para as políticas públicas dos países latino-americanos e caribenhos voltadas a população e desenvolvimento. O encontro resultou num documento final chancelado pelos países envolvidos no debate. A delegação do Brasil – também composta por representantes da Secretaria Nacional da Juventude, da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da Funai – apresentou um relatório sobre a experiência do país, nos últimos anos, em termos de população e desenvolvimento.