Morre o economista Aloísio Teixeira, ex-reitor da UFRJ

Morre o economista Aloísio Teixeira, ex-reitor da UFRJ

Vítima de infarto, o professor foi um dos maiores pensadores da educação no Brasil

O ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e economista Aloísio Teixeira morreu na manhã desta segunda-feira, dia 23 de julho, de infarto. Ele ocupou o cargo de reitor da UFRJ entre 2003 e 2011, quando promoveu a expansão de cursos e a reserva de 30% de vagas para cotas sociais. Atualmente, era professor titular do Instituto de Economia da instituição. A Presidência do Ipea lamentou a morte de Aloísio Teixeira, um dos mais importantes defensores da educação de qualidade no país.

Formado em 1978 pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, Teixeira tornou-se mestre pela UFRJ e doutor pela Universidade Estadual de Campinas. Na UFRJ, também era professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE. Ele deixa a esposa, Beatriz Azeredo, cinco filhos e quatro netos.

A presidenta Dilma Rousseff enviou condolências aos parentes e amigos de Teixeira. Em nota, o atual reitor da UFRJ, Carlos Levi, afirmou que “Aloísio nos ajudou de muitas maneiras a repensar o Brasil e a buscar caminhos para transformar o país em uma sociedade menos injusta”.

Fonte: Agência Brasil