Mato Grosso do Sul promove sua primeira Code

Mato Grosso do Sul promove sua primeira Code

Evento, resultado de uma parceria entre Ipea, MI e governo estadual, define diretrizes de desenvolvimento regional

 

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes à abertura da primeira Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso do Sul (Code/CEDER), na manhã desta segunda-feira, dia 06, no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Campo Grande. O evento é uma realização do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Ministério da Integração Nacional (MI), em parceria com o governo do estado por meio das Secretarias de Estado de Habitação e das Cidades (Sehac), do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac). A Conferência faz parte de um projeto que tem por objetivo reunir poder público, academia, empresariado e sociedade civil nas 27 capitais do país, a fim de debater estratégias para o crescimento sustentável do Brasil. Ao final, serão definidos princípios e diretrizes para a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

O chefe de gabinete da Presidência do Ipea, Fábio de Sá e Silva, afirmou que uma das principais questões é discutir de que maneira as regionalidades podem ser lidas e depois convertidas em políticas que resultem na construção de um país mais igual. “A ideia é colocar o desenvolvimento regional como um pano de fundo para o crescimento do país”, ressaltou.

Fábio destacou que as esferas de participação social criadas nos últimos anos, como os conselhos de política e as conferências, têm sido de grande importância para a administração pública nas suas tomadas de decisões políticas. Para ele, o papel do Ipea é de ocupar esses espaços e oferecer subsídios não só a gestores das políticas governamentais, mas também a representantes da sociedade civil, sejam pertencentes ao empresariado, aos movimentos sociais ou a qualquer outro segmento da população.

Representando o MI, o diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, citou Albert Einstein para indicar as oportunidades de desenvolvimento existentes no atual contexto de crise mundial: “Sem crise não há desafios; sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um”. Na sua concepção, este pensamento deve conduzir as discussões nos quatro dias de Conferência em Mato Grosso do Sul. “Espero que daqui, com tanta gente competente, saia um documento sintético, objetivo. Temos uma oportunidade de ouro para reescrever e propor desafios a serem superados em prol do desenvolvimento estadual, regional nacional”, concluiu.

O secretário da Sehac, Carlos Marun, disse entender a Conferência como um desafio ao estado, no sentido de apresentar propostas que contribuam para o Plano Nacional de Desenvolvimento Regional. Marum mencionou particularidades importantes inerentes a Mato Grosso do Sul a serem debatidas, em especial, a questão indígena, que impacta o desenvolvimento no estado de uma forma aguda, e a preservação ambiental.

O diretor de Desenvolvimento do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), Roberto Gonçalves, representante da Semac, falou do processo de desenvolvimento vivido pelo estado e da importância do evento para a continuidade dessas conquistas.

A abertura da Conferência ainda contou com as presenças do secretário-adjunto da Secretaria Geral da Presidência da República, Geraldo Magela da Trindade; do superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura no Mato Grosso do Sul, Luis Davi Figueiró; do coordenador geral de Mecanismos Formais e Participação da Presidência da República, Marcelo Pires Mendonça; e do diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio George Mendonça.

Conferências Estaduais de Desenvolvimento

As Conferências Estaduais do Desenvolvimento (Codes) antecedem a etapa nacional, que acontece em dezembro, na capital federal. Realizadas desde 2011 pelo Ipea em São Paulo, Paraíba e Bahia, este ano, com a parceria do MI e governos estaduais, ocorrerão em todos os estados, em simultâneo às Conferências Estaduais de Desenvolvimento Regional (CEDER).

Os painéis e mesas de debate da Code nos estados subsidiarão as discussões dos grupos de trabalho da Conferência, que terão como eixos os temas “Governança, participação social e diálogo federativo”, “Financiamento do desenvolvimento regional”, “Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade”; e “Vetores de desenvolvimento regional sustentável”.


Confira a programação da Conferência do MS