Ipea e Banco da Amazônia realizam seminário em Belém

Ipea e Banco da Amazônia realizam seminário em Belém

 

No seminário, serão debatidas as necessidades de recursos para financiar o desenvolvimento

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Banco da Amazônia realizarão um seminário de lançamento da publicação Brasil em Desenvolvimento 2011 em Belém. O evento será realizado na sede do banco (Av. Presidente Vargas, 800, Belém-PA) no próximo dia 23 de agosto (quinta-feira). A abertura está marcada para as 9h, no miniauditório Lamartine Nogueira, e contará com a presença da presidenta do Ipea, Vanessa Petrelli Corrêa, e do presidente do Banco da Amazônia, Abidias José de Sousa Júnior.

Também foram convidados para a cerimônia de abertura o superintendente de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Djalma Bezerra Mello, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), Jarbas Vasconcelos, o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Pará, Roberto Sena, e a presidenta do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), Maria Adelina Baglia.

A apresentação geral do documento será feita durante a solenidade, pelo coordenador geral do projeto, Aristides Monteiro, chefe da Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional do Ipea.

Após a exposição da obra, duas sessões serão realizadas, às 11h e às 14h30, com o debate de temas que compõem o Brasil em Desenvolvimento 2011. A primeira terá como tema "A demanda por recursos: As necessidades de financiamento para políticas sociais", e terá a participação de Luciana Servo, pesquisadora do Ipea, que falará sobre financiamento da saúde, e de Paulo Corbucci, também do Ipea, tratando do desafio de assegurar a educação básica para toda a população brasileira.

Durante a tarde a segunda sessão, "A demanda por recursos: As necessidades de financiamento para políticas de desenvolvimento", haverá três conferências: Financiamento da infraestrutura de transportes no Brasil; Crise internacional e as contas externas brasileiras; e Políticas e instrumentos de desenvolvimento regional, ministradas respectivamente por Carlos Campos, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Luciana Acioly e Francisco de Assis Costa, diretores do Instituto.

A coordenação e o debate durante as conferências serão feitas por Maria Adelina Baglia, presidenta do Idesp, e pelo professor da UFPA Dr. Fábio Carlos da Silva.

A obra
Uma das publicações mais importantes do Ipea, Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas aborda em sua edição mais atual o tema “Financiamento do Desenvolvimento”. Exclusivamente elaborada por técnicos do Instituto, a edição de 2011 reúne, em dois livros, 17 capítulos e 60 colaboradores de todas as diretorias setoriais do Ipea.

Para a confirmação de presença no evento, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo telefone (61) 3315-5108.

Veja a programação do seminário