Mestrado Profissional do Ipea é aprovado pela Capes

Mestrado Profissional do Ipea é aprovado pela Capes

 

O curso capacitará profissionais para a gestão de políticas públicas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o projeto de Mestrado Profissional do Ipea Políticas Públicas e Desenvolvimento.  A avaliação da Comissão da Capes ressaltou, como ponto essencial para a realização do mestrado, a sintonia da proposta com o plano de trabalho da instituição, a qualidade dos professores do Instituto e a integração entre as atividades de pesquisa e de ensino.

O curso objetiva capacitar profissionais do setor público para desenhar e operar a gestão de políticas públicas à luz das mudanças nos rumos do desenvolvimento nacional e internacional. Visa oferecer formação teórica e instrumental analítica, rigorosa e crítica, de modo a captar a complexidade do processo de desenvolvimento contemporâneo. Além disso, está comprometido com uma aproximação entre a visão acadêmica e os arranjos institucionais em que operam as políticas públicas.

O projeto propõe disciplinas obrigatórias e eletivas, organizadas em linhas de pesquisa. Estas abrangem estudos sobre desenvolvimento e política econômica; Estado, sociedade e políticas públicas; e região e meio ambiente. A duração do mestrado profissional é de dois anos.