Marcelo Neri é o novo presidente do Ipea

Marcelo Neri é o novo presidente do Ipea

Economista assumiu o cargo em cerimônia na manhã desta quarta-feira, em Brasília

Fotos: João Viana
O ministro chefe da SAE, Moreira Franco, presidiu a mesa, ao lado
de Marcelo Neri e Vanessa Petrelli Corrêa

 

O novo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Cortes Neri, tomou posse no cargo na manhã desta quarta-feira, 12, em cerimônia presidida pelo ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco. Neri recebeu o cargo da então presidenta interina do Instituto, Vanessa Petrelli Corrêa.

O evento, transmitido ao vivo pelo Portal Ipea e também para os servidores do Instituto no Rio de Janeiro, contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate á Fome, Tereza Campello, do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, do ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, do ministro Jorge Hage Sobrinho, da Controlaria Geral da União, do senador Eduardo Suplicy, do general do Exército José Elito Carvalho Siqueira, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, além de embaixadores e outros representantes da administração pública federal.

Neri destacou em seu discurso que o país tem vivido uma reestruturação social e econômica, e citou dados que ilustram as mudanças. “A evolução do país nos últimos 12 anos é algo que eu não poderia imaginar, por mais otimista que eu fosse. O Brasil está invertendo assimetrias históricas. Nos últimos dez anos, a mortalidade infantil caiu 46%”. Segundo ele, as mulheres e os negros têm conseguido maior elevação de renda.

Vanessa Petrelli ressaltou a satisfação de ter estado à frente do Ipea, como presidenta interina e como diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas. Destacou que o projeto do qual fez parte no Instituto, que priorizou o desenvolvimento inclusivo, envolvendo todos os setores públicos e sociais, gerou um escopo que conta com a compreensão da dinâmica da economia e seus desdobramentos em todos os aspectos.

A produção atual do Ipea cumpre o papel de gerar ”respostas rápidas para demandas do governo federal e para subsidiar ações e políticas públicas”, afirmou Petrelli. Apesar dos avanços recentes, o país conta com disparidades regionais e desigualdades importantes, e, segundo ela, vários trabalhos destacam que o Brasil dinamiza seu mercado interno. “O país vem apresentando mudanças estruturais. Políticas sociais de caráter universal têm função de reestruturar o país.”

Petrelli declarou ainda que a “atuação ampla do Instituto tem sido reconhecida em todo território nacional”, e lembrou que a produção editorial do Ipea aumentou significativamente desde 2007. A mais recente conquista foi a aprovação, pela Capes, do mestrado ofertado diretamente pelo Ipea, que pesquisará políticas públicas e desenvolvimento.

Ministros, embaixadores e diversas autoridades da administração
pública federal compareceram à cerimônia de posse em Brasília


Desafio

A diversidade de pessoas e a riqueza de conhecimentos produzidos pelo Instituto devem, na visão do novo presidente, estar unidas em um único projeto. “O principal desafio é unir a instituição em torno do objetivo de contribuir para as políticas públicas diretamente. Não existe nada mais importante que contribuir para o país de maneira decisiva”, ressaltou Marcelo Neri.

A missão do Ipea, de acordo com ele, é ajudar cada órgão do governo federal a exercer suas funções, auxiliar as instituições a produzir resultados. “O Brasil cresce e distribui renda, com democracia. Essa é a trajetória que o Ipea deve seguir.” Por fim, Neri agradeceu a confiança nele depositada pelo ministro Moreira Franco e pela presidenta Dilma Rousseff.

Moreira Franco pontuou que o ex-presidente do Ipea Marcio Pochmann teve importante papel para o Instituto, ao dar continuidade ao trabalho de fazer do Brasil um país mais justo e democrático. “Vanessa Petrelli esteve ao lado dele, no trabalho de melhorar o debate político e institucional.”

O ministro frisou que Marcelo Neri assume o comando de uma instituição de 48 anos. “E não é fácil uma instituição no Brasil ter tanto tempo de existência, passando por mudanças políticas fundamentais, que transformaram imensamente o Estado brasileiro. Mas o Ipea permaneceu. E ele permaneceu por dois valores fundamentais: o respeito à pluralidade e a liberdade de produção”, concluiu.

Experiência
Neri vinha atuando como economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV). Seus estudos concentram-se especialmente nas áreas de políticas sociais, microeconometria e educação. Bacharel e mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, PhD em economia pela Universidade de Princeton (Estados Unidos), o presidente nomeado é autor dos livros Microcrédito: o Mistério do Nordeste e o Grameen Brasileiro; Cobertura Previdenciária: Diagnóstico e Propostas; Ensaios Sociais; Diversidade; Inflação e Consumo e A Nova Classe Média.

Vídeo: assista à íntegra da cerimônia de posse de Marcelo Neri na presidência do Ipea

Confira a entrevista do novo presidente do Ipea, Marcelo Neri

Assista à íntegra da cerimônia de posse

Veja o discurso do presidente do Ipea, Marcelo Neri