SAE lança o projeto Vozes da Classe Média

SAE lança o projeto Vozes da Classe Média


Projeto ajudará na formulação de políticas públicas para o estrato social

No dia 20 de setembro, no auditório 1 do anexo do Palácio do Planalto, às 10h, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) lançará o projeto Vozes da Classe Média, instrumento que será utilizado para definir o perfil desse estrato social e que servirá de insumo para nortear a formulação de políticas públicas mais adequadas para o segmento.

Estima-se que, ao final de 2012, a classe média formará 53% da população brasileira, somando mais de 100 milhões de pessoas que, se representassem um país, seria o 12º mais populoso do mundo, logo depois do México.

Diante do atual cenário do País, com a redução da extrema pobreza a menos da metade e a ampliação da classe média, o Estado deverá se preparar adequadamente para uma segunda geração de políticas públicas. Nesse aspecto, os desafios e as estratégias em torno dessa questão serão tratados pelo ministro da SAE, Moreira Franco, que fará a abertura do evento.

O Vozes da Classe Média funcionará como um canal de comunicação entre a classe média e o governo, a partir de pesquisas, estudos e dados, que serão publicados em cadernos bimestrais. Por meio desse instrumento, a SAE pretende compilar informações direcionadas, tendo como base fontes de dados existentes, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), produzidas pelo IBGE.

A edição de lançamento apresentará a expansão da classe média nos últimos anos. O mapeamento vai apontar as múltiplas faces da classe média: de onde vem, onde mais cresceu, como se comporta, como utiliza os serviços públicos, o que pensa e quer, quais as suas necessidades, receios, valores e como avalia os serviços públicos, entre outros aspectos.

Todos os resultados desta primeira etapa da pesquisa serão apresentados pelo secretário de Ações Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros, pela diretora de Programas da SAE, Diana Grosner, e pelo diretor Instituto Data Popular, Renato Meirelles.

Confira a programação do evento.

Mais informações: (61) 3411-4656

Fonte: SAE