Segunda edição de boletim é lançada nesta quarta-feira

Segunda edição de boletim é lançada nesta quarta-feira


Boletim de Análise Político-Institucional foi apresentado às 15h, em Brasília


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada apresentou nesta quarta-feira, 3, às 15h, a segunda edição do Boletim de Análise Político-Institucional, uma publicação da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest). O evento, no auditório do 16º andar (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea), teve exposições sobre a justiça infanto-juvenil e a representação política a nível municipal.

O boletim é dividido em quatro seções: Agenda Político-Institucional, Opinião, Reflexões sobre o Desenvolvimento e Notas de Pesquisa. Os dois artigos que serão apresentados nesta quarta integram a seção Notas de Pesquisa. A técnica de Planejamento e Pesquisa da Diest Luseni Aquino vai falar sobre a relevância da dimensão territorial no planejamento judiciário, ilustrada por meio de alguns subprodutos do estudo Justiça infanto-juvenil: situação atual e critérios de aprimoramento.

Por sua vez, o técnico de Planejamento e Pesquisa da Diest Felix Lopes abordará o texto que escreveu com o também técnico do Ipea Acir Almeida, referente a como a representação política é exercida no nível local, atentando especialmente para a incidência do clientelismo político e testando algumas explicações da ocorrência desse padrão de representação. O diretor da Diest, Alexandre Gomide, será o mediador da mesa, e o diretor-adjunto da Diest, Antonio Lassance, fará uma apresentação geral do boletim.

A primeira edição do Boletim de Análise Político-Institucional foi publicada em novembro de 2011. O boletim tem como objetivo trazer novas reflexões sobre aspectos institucionais relevantes para a estrutura governamental do país e para a dinâmica das relações entre o Estado e a sociedade nos processos de políticas públicas.

Leia a íntegra do Boletim de Análise Político-Institucional nº 2