Ipea divulga Indicador de Produção Industrial Mensal

Ipea divulga Indicador de Produção Industrial Mensal

 

 

Número cai 0,8% comparado ao ano passado, mas avança 2,6% em relação a julho deste ano

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou nesta segunda feira (01/10) o Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal (PIM) n° 53, que traz a previsão para o desempenho da Indústria em agosto de 2012. Coordenada pelo pesquisador Leonardo Mello de Carvalho, a análise apontou para o setor um resultado 0,8% abaixo do patamar atingido no mesmo mês de 2011. Isso, porém, corresponde a um avanço expressivo de 2,6% na comparação com julho deste ano.

Dentre os vários indicadores utilizados, os destaques positivos na comparação com julho foram a venda de papel e papelão, com alta de 6,3%, a importação de bens intermediários (+5,9%) e a indústria automotiva (+4,4%). O destaque negativo ficou por conta da produção de aço, que recuou 3,6% ante o mês anterior.

Ainda sofrendo os estímulos provenientes da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o setor automotivo continua a reduzir os estoques, e a produção cresceu 1,2% se coparada com o igual período de 2011. Em agosto, os 329,3 mil automóveis produzidos representaram recorde histórico para o setor que, mesmo assim, acumula uma retração de 7,0% no apanhado do ano.

No geral, vale dizer que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) na Indústria voltou a subir, passando de 83,7% para 84,0%, assim como o Índice de Confiança na Indústria (ICI), que avançou 1,4% com relação a julho deste ano.

Apesar da melhora em agosto, o mau desempenho da produção nos primeiros sete meses do ano deixa um carregamento estatístico de -3,4% para 2012, o que impõe um grande esforço para que o setor apresente uma taxa de crescimento positiva no final do ano. Por exemplo, para obter um resultado nulo em 2012, a produção teria de crescer algo em torno de 2,7% ao mês no restante do ano.

Leia a íntegra do PIM referente a agosto de 2012