Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
noticias

Início » Notícias » Diset


29/04/2022 09:20

Ipea apresenta a plataforma Inclua, que promove políticas públicas mais inclusivas

Webinar demonstrou as funcionalidades da ferramenta que ajuda gestores a refletirem sobre possíveis desigualdades no acesso a políticas e serviços

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou nesta quinta-feira (28/4) as funcionalidades da plataforma Inclua, uma ferramenta virtual de diagnósticos e subsídios para auxiliar gestores na execução de políticas públicas no Brasil, acessível pelo endereço inclua.ipea.gov.br. O webinar contou com a participação de especialistas na agenda de estudos sobre políticas sociais que reiteraram a importância da iniciativa para a identificação de potenciais riscos de desatenção, exclusão e tratamento inadequado de públicos vulnerabilizados na formulação de políticas e serviços públicos.

O painel de abertura foi mediado pela pesquisadora Flávia Schmidt, técnica de planejamento e pesquisa do Ipea, que destacou a contribuição da plataforma na promoção e defesa da equidade, além do apoio a gestores no processo de enfrentamento aos riscos e problemas identificados em programas e iniciativas sociais. “A plataforma representa um avanço no enfrentamento aos mecanismos históricos de desigualdade e exclusão existentes na sociedade brasileira, associadas às classes, raças, aos gêneros e territórios”, disse. 

Entre as principais funcionalidades, a plataforma disponibiliza o Guia Inclua e o Diagnóstico Online, que convidam agentes públicos a refletirem sobre as possíveis desigualdades no acesso às políticas e aos serviços públicos por meio de questionamentos que envolvem diferentes dimensões de análise e indicadores. A plataforma conta, ainda, com uma biblioteca virtual que oferece recursos em diferentes formatos (vídeos, reportagens, cursos, arquivos em PDF).

O segundo painel do webinar contou com a participação do pesquisador do Ipea Roberto Rocha Pires, responsável pela coordenação e criação da plataforma Inclua. Na avaliação dele, a iniciativa oferece mecanismos importantes para apoiar gestores no processo de ampliação da inclusão social no Brasil através da formulação e implementação de políticas públicas. “As funcionalidades oferecidas permitem identificar riscos de reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. É um grande avanço para os gestores públicos, pois vai ajudar a promover a equidade em diferentes níveis de governo e localidades no país”, observou.

O evento contou com a participação de entidades parceiras que apoiaram o projeto, como a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Para o presidente da associação, Cleber Santos Viera, o acesso gratuito ao conjunto de funcionalidades da plataforma aprimora não apenas a atividade dos gestores públicos, mas a atividade de pesquisa e produção de conhecimento científico na agenda social. “O desenvolvimento de políticas afirmativas também envolve o processo de pesquisa. Utilizaremos as funcionalidades oferecidas na plataforma para enfrentar as desigualdades sociais e raciais no país, infelizmente ainda muito presentes no cotidiano do brasileiro”, afirmou.

Acesse a plataforma Inclua

Assista ao vídeo de apresentação de plataforma

Assessoria de Imprensa e Comunicação do Ipea
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação