Ipea participou do 2º diálogo do Esplanada Sustentável

Ipea participou do 2º diálogo do Esplanada Sustentável


O intuito do encontro foi conhecer as iniciativas sustentáveis em outros entes públicos

 

Nesta terça-feira, 16, representantes do Ipea participaram do 2º diálogo Projeto Esplanada Sustentável (PES), com o intuito de conhecer as ações de sustentabilidade da Caixa Econômica Federal (CEF). Participaram do encontro a consultora da Gerência de Meio Ambiente da Caixa, Anislene Tavares; o secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), Delfino Sousa; o secretário-adjunto da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), Eliomar Rios; e o diretor do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), Murilo Barela.

O PES é uma iniciativa conjunta de quatro ministérios: Planejamento, Orçamento e Gestão; Meio Ambiente; Minas e Energia; e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Ipea é a única instituição além dos ministérios a participar do projeto, que é um modelo de gestão organizacional e de processos estruturado na implementação de ações voltadas para o uso racional de recursos naturais, de maneira a promover a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal.

A importância de mais órgãos do governo federal aderirem ao PES foi um dos destaques na abertura do encontro, durante o discurso de Delfino Souza. Ele ressaltou que a SLTI vem se empenhando em divulgar dispositivos normativos que definam critérios de sustentabilidade ambiental, como a Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 01 de 2010, que possibilitou a realização de 1.300 certames licitatórios sustentáveis.

Em sua explanação, Anislene Tavares destacou as iniciativas institucionais da Caixa visando à diminuição da geração de resíduos e à adoção de medidas sustentáveis. Iniciativas como a definição de políticas ambientais corporativas, que envolveram a adoção de ilhas de impressão, critérios técnicos ambientais em editais, automação de processos digitais em detrimento do uso de papéis, além de coleta seletiva focada no papel, dentre outros. A consultora destacou ainda que a Caixa implementou o Programa de Racionalização de Gastos e Eliminação de Desperdícios (Proged), que busca ampliar essas medidas em âmbito nacional dentro da Caixa, além de medidas educativas e de premiar as agências e gestores que cumprem suas metas sustentáveis. Ao finalizar sua apresentação, Anislene ressaltou a importância do envolvimento da alta administração da empresa. "É necessário demonstrar que é também uma questão estratégica para o órgão, além do retorno financeiro que essas medidas possibilitam.”

O representante da SOF, Eliomar Rios, informou que estão previstos até o fim do ano mais três encontros como esse, que possibilitem estudar casos de sucessos em entes públicos e de economia mista. Rios também reconheceu que é um grande desafio conscientizar todos sobre a importância do tema e que “todos os órgãos envolvidos no projeto têm confiança no sucesso do Esplanada Sustentável”.

Para mais informações sobre o PES clique aqui.

Acesse a apresentação feita no encontro.