Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
29/03/2022 11:00

Ipea lança plataforma de recursos pró-equidade em políticas públicas


Ferramenta oferece funcionalidades para auxiliar agentes públicos na formulação e implementação de políticas públicas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta terça-feira (29/3) a plataforma Inclua, uma ferramenta virtual de diagnósticos e subsídios para auxiliar agentes públicos na execução de políticas públicas no Brasil. A iniciativa tem como objetivo oferecer funcionalidades gratuitas para a identificação de potenciais riscos de desatenção, exclusão e tratamento inadequado de públicos vulnerabilizados na provisão de políticas e serviços públicos. Além disso, sugerir ações de mitigação nos riscos de reprodução de desigualdades sociais em processos cotidianos de execução das políticas públicas.

Para a realização do diagnóstico, a plataforma disponibiliza o Guia Inclua e o Diagnóstico online. Ambos convidam agentes públicos a refletirem sobre as possíveis desigualdades no acesso às políticas e aos serviços públicos por meio de questionamentos que envolvem diferentes dimensões de análise e indicadores. A partir do preenchimento desses formulários, a plataforma indica possíveis fragilidades na inclusão, acesso e usufruto de serviços públicos para segmentos da sociedade considerados historicamente desfavorecidos. A plataforma conta, ainda, com uma biblioteca virtual que oferece recursos em diferentes formatos (vídeos, reportagens, cursos, arquivos em PDF). Os recursos buscam apoiar o processo de enfrentamento aos riscos e problemas identificados, além de curadorias temáticas e uma área exclusiva para interação e trocas de experiências.

O projeto de elaboração da plataforma Inclua foi coordenado pelos pesquisadores do Ipea Roberto Rocha Pires e Marcelo Galiza, e contou ainda com o apoio de diversas parcerias. Na avaliação de Pires, a iniciativa oferece de forma inovadora subsídios consistentes para apoiar o trabalho de agentes públicos. “A plataforma combina funções de diagnóstico, avaliação e desenvolvimento de ações levando em conta os desafios enfrentados por agentes públicos. É um grande avanço e vai ajudar a promover a equidade nas políticas desenvolvidas em diferentes níveis de governo”, comentou.

Webinar e debates

A plataforma será apresentada ao público em evento de lançamento promovido pelo Ipea, previsto para o próximo dia 28/04. Os debates deverão contar com a participação dos pesquisadores e das pesquisadoras que apoiaram a iniciativa, além de representantes das entidades parceiras na realização do projeto. O pesquisador do Ipea, Marcelo Galiza, deverá apresentar as principais funcionalidades disponíveis ao público. “Será uma oportunidade para não só demostrarmos as principais ferramentas disponíveis, mas também ouvir de agentes públicos os principais benefícios que a Plataforma pode trazer para o desenvolvimento das políticas públicas no país”, explicou.

Acesse aqui a Plataforma Inclua

Para mais informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(21) 3515-8704 / (21) 3515-8578
(61) 2026-5501
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação