Imprensa ressalta dados sobre educação e avanços sociais

Imprensa ressalta dados sobre educação e avanços sociais

Informações apresentadas pelo Ipea repercutem em veículos nacionais e estrangeiros


A apresentação dos dados preliminares da pesquisa Estudo comparado sobre a juventude brasileira e chinesa teve destaque entre veículos de comunicação brasileiros durante este mês. Em sua página na internet, o Estado de S. Paulo revelou que, de acordo com o levantamento em São Paulo e Brasília, entre 2,4 mil estudantes, os alunos das instituições particulares têm dedicado menos tempo fora de sala de aula aos estudos. A pesquisa, lançada no auditório do Instituto em Brasília, também foi tema de reportagem na rádio Band News FM.

Ainda sobre educação, o presidente do Ipea, Marcelo Neri, e técnicos do Instituto assinaram artigo no jornal Valor Econômico de 5 de novembro, alertando que o Brasil ainda carece de mão de obra qualificada. De acordo com o texto, “estudos identificaram carência mais grave e generalizada de mão de obra na base da pirâmide e menos em áreas como as engenharias". Repercutindo matéria da britânica The Economist, o jornal El País , do Uruguai, ressalta a importância da melhoria educacional para a continuidade do processo de redução de desigualdades na América do Sul.

A Economist voltou a citar estudos do presidente do Ipea em reportagem, desta vez abordando o perfil da classe média latino-americana. A agência alemã Deutsche Welle, por sua vez, focou na transformação brasileira em termos de redução da desigualdade social, mas questiona até que ponto a vida dos mais pobres realmente será melhorada.

Também sobre redução da desigualdade, Marcelo Neri deu entrevista para a última edição da revista IstoÉ, sublinhando a renda do trabalho no país. Já a coluna de Ancelmo Góis, em O Globo, deu espaço recentemente para os estudos da técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea Ana Amélia Camarano, seguno dos quais 1,3 milhão de mulheres brasileiras cuidam de idosos dependentes sem receber nenhuma renda e sem contribuir para a Seguridade Social.