Ipea e Câmara dos Deputados discutem estratégias de defesa

Ipea e Câmara dos Deputados discutem estratégias de defesa 

Seminário será realizado nos dias 27 e 28 de novembro e terá a presença dos ministros Celso Amorim e Moreira Franco


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), promoverá o seminário Estratégias de Defesa Nacional, nos dias 27 e 28 de novembro, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Previsto para começar às 14h30, com a presença do embaixador Celso Amorim, ministro de Estado da Defesa, e o ministro Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, o seminário será composto por cinco painéis: As grandes tendências no cenário estratégico global: repercussões para o Brasil; O entorno geoestratégico brasileiro: cooperação com a América do Sul e a África; Defesa e Sociedade: Subsídios para a apreciação da proposta de Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN,) remetido ao Poder Legislativo; Desafios para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa; e Os grandes projetos estratégicos das Forças Armadas.

Para Luciana Acioly, que coordena o evento pelo Ipea, aprofundar a discussão do tema "Defesa Nacional" no parlamento é fundamental para disseminação deste debate junto à sociedade brasileira e, sobretudo, para o processo de construção de consensos sobre os desafios hoje colocados para esta dimensão da inserção externa brasileira.

Conduzirão os debates estudiosos, integrantes das Forças Armadas e os principais agentes que elaboram e executam a política de defesa do País. O encerramento ficará a cargo do chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas (ENCFA) e dos comandantes-gerais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. As inscrições para o seminário podem ser realizadas aqui. Confira também a programação do evento.