Ipea assina termo de adesão ao Esplanada Sustentável

Ipea assina termo de adesão ao Esplanada Sustentável

Projeto busca implementar ações voltadas ao uso racional de recursos naturais


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é a primeira fundação federal a formalizar sua participação voluntária no projeto Esplanada Sustentável (PES). Com a assinatura do Termo de Adesão, no dia 23/11, o Ipea se compromete com os quatro principais programas do PES, que são: o Programa de Eficiência do Gasto Público – PEG, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - Procel, a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, e, por fim, o projeto Coleta Seletiva Solidária.

Um comitê Interno do projeto Esplanada Sustentável (CIPES) deverá ser criado no Instituto. Esse comitê se encarregará de adotar e promover medidas sustentáveis, econômicas e sociais, objetivando melhorar a qualidade do gasto público e eliminar o desperdício, por meio da melhoria contínua da gestão dos processos.

Esplanada Sustentável
O projeto Esplanada Sustentável (PES), iniciativa conjunta de quatro ministérios (Planejamento; Meio Ambiente; Minas e Energia; e Desenvolvimento Social e Combate à Fome), é um modelo de gestão organizacional e de processos, estruturado na implementação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais, de maneira a promover a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal.