Publicação discute as relações de trabalho nas MPEs

Publicação discute as relações de trabalho nas MPEs

Informalidade, condições de trabalho e produtividade são alguns dos temas abordados

O livro Micro e Pequenas Empresas - Mercado de Trabalho e Implicação para o Desenvolvimento, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), reúne estudos sobre as relações de trabalho e as especificidades sociais das MPEs. São seis textos distintos, escritos por dez pesquisadores, entre técnicos do Ipea e bolsistas do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD).

A publicação traz elementos para uma reflexão mais profunda sobre a recente evolução e a situação do mundo do trabalho e da proteção social no segmento de micro e pequenas empresas – especialmente no atual contexto de expansão do emprego formal e melhora nos rendimentos do trabalho.

Seja em função da importância econômica das MPEs, seja por seu enorme peso no total das ocupações ou por suas relações com o contingente da população sem cobertura previdenciária, tornou-se cada vez mais importante a realização de estudos que abordam as especificidades das ocupações, da estrutura social, da informalidade, da relação com a previdência social, das condições e relações de trabalho, da rotatividade no emprego, e de questões ligadas à produtividade.

Diferentemente das grandes corporações, que dinamizam cadeias produtivas devido ao seu poder econômico, os inúmeros empreendimentos menores que atuam em torno de organizações melhor estruturadas – produzindo também riqueza, renda e emprego – são dotados de dinâmicas específicas, cuja compreensão é fundamental para a criação e aprimoramento de políticas públicas para o setor.

A obra foi organizada pelos pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) Anselmo Luís dos Santos e José Dari Krein e pelo chefe da Assessoria Técnica do Ipea, André Bojikian Calixtre.

Leia o livro "Pequenas Empresas - Mercado de Trabalho e Implicação para o Desenvolvimento"