Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
09/08/2021 14:21

Boletim Radar apresenta novos dados sobre mercado de crédito no país


Edição que contou com parceria do Banco Central trata de temas sobre financiamento

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publica, nesta segunda-feira (9/8), a edição especial 66 do Boletim Radar, com o tema financiamento. A publicação traz cinco artigos, voltados para a análise dos instrumentos de crédito no mercado livre e direcionado no país. Os estudos que constam nesta edição foram possíveis pela parceria estabelecida entre o Ipea e o Banco Central do Brasil.

Na avaliação do pesquisador do Ipea João Negri, que coordenou as pesquisas que entraram na edição 66, abordar questões como o mercado de crédito no Brasil é especialmente relevante porque o Ipea é a primeira instituição de pesquisa no Brasil que assinou um Acordo de Cooperação Técnica para acessar as informações de indivíduos e empresas que realizam intermediações financeiras que são reguladas pelo Banco Central. “A base de dados é incrivelmente rica, precisa e com bilhões e bilhões de informações”, destacou.

De acordo com Negri, como mostra a Edição do Radar, com o acesso a estas informações, o Ipea pode realizar pesquisas sobre as intermediações financeiras realizadas por firmas e indivíduos em um especial momento de profundas transformações tecnológicas no Sistema Financeiro Nacional. “O Sistema Financeiro Nacional passa por grandes mudanças tecnológicas em especial no contexto do sistema Open Banking, que começa a ser organizado no Brasil pelo Bacen, e com uso de diversas ferramentas que hoje são conhecidas como inteligência artificial”, disse.

Entre os artigos presentes nesta edição, está ‘Indicadores de crédito no período de pandemia’, de autoria da pesquisadora Jéssica Fernandes de Araújo, que analisa o comportamento de quatro dos principais indicadores do mercado de crédito: a taxa de juros, o saldo das carteiras de crédito, os prazos e a inadimplência.

O pesquisador Cayan Atreio Portela Bárcena Saavedra traz o artigo ‘Custo do crédito brasileiro no período de pandemia’.  Assim como no primeiro artigo, o texto busca investigar as políticas de enfrentamento aos efeitos econômicos da pandemia implementadas pelo governo federal servem como fio condutor das análises e como fundamento das hipóteses levantadas para explicar o comportamento do mercado de crédito do Brasil durante a crise.

Eric Jardim Cavalcante discute os novos paradigmas tecnológicos do mercado bancário no Brasil e no mundo no artigo ‘O novo paradigma tecnológico do setor financeiro nacional: a implantação do open banking no Brasil’. O pesquisador Davi Botelho traz em ‘Em Fundo de Amparo ao Trabalhador Constitucional: conceitos, estatísticas e impactos’, dados sobre o FAT, referências legais, propósitos e sua vinculação com as missões institucionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Já Bernardo Alves Furtado, no texto ‘Políticas de habitação comparativas: simulações com mercados endógenos’,analisa instrumentos distintos de apoio à habitação na perspectiva dos ganhos de consumo, produção e redução de desigualdades.

Para João Negri, as novidades de pesquisas e informações trazidas por esta edição do boletim Radar seguem as principais tendências internacionais. “Os bancos centrais dos Estados Unidos, Europa e países asiáticos iniciaram há poucos anos a colaboração com institutos de pesquisa e universidades, para que pesquisadores possam acessar as informações das intermediações financeiras e realizar pesquisas de padrão internacional em cooperação com pesquisadores de outros países”, informou.

As pesquisas, segundo Negri, mostram que o Brasil tem um sistema de intermediação financeira repleto de distorções e inacessível para grande parte das pessoas e das empresas. “A falta do desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor financeiro está na raiz destas distorções. Este é um problema de pesquisa relevante para o Brasil e que o Ipea pode enfrentar com informações e conhecimento”, avaliou.

Leia a íntegra da Edição 66 do Boletim Radar.

Acesse o site do Radar.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 98556-3093
61 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação