Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
03/08/2021 14:39

Especialistas discutem melhorias das plataformas de dados científicos e de pesquisa


Evento abordou problemas da Plataforma Lattes, que reúne dados na área de pesquisa, ciência e tecnologia do país

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promoveu, nesta terça-feira (3/8), webinar para debater propostas de melhorias ao modelo de informação utilizado na Plataforma Lattes. O sistema integra as bases de dados curriculares, grupos de pesquisa e instituições que atuam em pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia. Segundo os especialistas, a plataforma enfrenta necessidades de adequações para acompanhar o processo de transformação digital e aumento no fluxo e compartilhamento de dados científicos no país.

O webinar contou com a participação de Tulio Chiarini, analista em Ciência e Tecnologia do Ipea. Durante a apresentação, ele destacou a necessidade em aprimorar o atual modelo de informação utilizado na Plataforma Lattes. “A base de dados não conseguiu seguir os passos das transformações digitais que se aceleraram desde 2010, com a explosão de tecnologias relacionadas ao big data e à inteligência artificial. É preciso debater um modelo de adequação para a plataforma”, afirmou.

O evento também contou com a participação de José Gustavo Feres, coordenador-geral de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura (Diset/Ipea). Ele destacou a importância dos estudos que permitem, por exemplo, a análise comparativa de sistemas de informação criados em outros países para armazenar dados científicos. “Temos visto o rápido avanço das redes interligadas e compartilhamento de informação. A produção científica também está inserida nesse contexto, e precisamos acompanhar essas mudanças para permitir melhorias na área de pesquisa, ciência e tecnologia aqui no nosso país”, argumentou.

Durante os debates, os participantes também analisaram a instabilidades e falhas de acesso registrada na Plataforma Lattes ocorridas recentemente. O sistema é administrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A entidade informou por meio de nota que não há indícios de perda das informações nas bases de dados e que está executando um processo de migração das informações sobre dados curriculares, grupos de pesquisa e instituições de estudos.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(21) 99959-2001 / (21) 99256-5208
(61) 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação