Ipea marca presença no Fórum Acadêmico do BRICS

Ipea marca presença no Fórum Acadêmico do BRICS

Diretor de Políticas Internacionais do Instituto chefia a representação brasileira no evento

 

Fotos/Ascom/BRICS

Diretor da Dinte, Renato Baumann, assiste à exposição durante o fórum

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estão em Durban, na África do Sul, onde participam da quinta edição do Fórum Acadêmico do BRICS, que termina nesta quarta-feira, 13 de março. Chefiada pelo diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Intenacionais do Instituto, Renato Baumann, a representação brasileira no evento conta ainda com a participação dos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea Ivan Tiago Machado Oliveira, Rodrigo Fracalossi de Moraes, André de Mello e Souza e Paulo Augusto Meyer, além de representantes de outras instituições do país.

O evento, com periodicidade anual, precede a Reunião de Cúpula do BRICS, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de março no mesmo local e este ano terá como tema Parceria para o Desenvolvimento, Integração e Industrialização. É um espaço onde especialistas e estudiosos das comunidades acadêmicas dos cinco países envolvidos - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – reúnem-se para debater assuntos comuns a fim de incentivar a troca de conhecimentos e prover o encontro dos líderes de aconselhamento político.

Nesta edição do Fórum, as discussões giram em torno de três objetivos principais: aprofundar a colaboração em pesquisas de interesse mútuo; estabelecer redes entre tais comunidades; e subsidiar com fontes de pesquisa os debates a serem desenvolvidos na Reunião de Cúpula do BRICS.