Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
10/06/2021 20:03

Acessão do Brasil na OCDE é tema de webinar promovido pelo Ipea e pela USP


Pesquisadores debateram artigos de edição especial da Revista Tempo do Mundo

A edição especial da Revista Tempo do Mundo sobre a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi tema de um webinar, promovido na tarde desta quinta-feira (10), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com e o Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (GACInt).

Editor da Revista, o pesquisador do Ipea Pedro Silva Barros destacou a importância da publicação dedicada a analisar os diversos aspectos do possível ingresso do Brasil na OCDE. “A edição 25 pretendeu, e foi exitosa nesse aspecto, ser um espaço de diálogo entre as agências de estado e governo e a academia sobre o Brasil na OCDE, tema central da atual agenda de políticas públicas de nosso país. Além disso, fortalecemos a vinculação entre a USP, o IEA, o GACInt e o Ipea”, disse.

O pesquisador do Ipea Renato Baumann, que também mediou o debate, enfatizou que o tema da OCDE vem sendo ventilado no Brasil há algumas décadas. “O secretário-geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ángel Gurría, sempre insistiu muito para que o Brasil se tornasse membro. No entanto, sempre houve resistência, até mesmo ideológicas. Mas isso não elimina o fato de que o Brasil é um não-membro que participa do maior número de comitês da organização”, lembrou.

De acordo com com Baumann, a partir do momento em que se formalizou o pedido ingresso à OCDE pelo Brasil em 2017, o tema voltou a ganhar mais importância, uma vez que é necessário não apenas um processo de preparação, como uma longa etapa de informação, para compreender de fato o que é a organização.

Baumann ressaltou que, a partir dessa perspectiva, não resta dúvida de que há um grau de desconhecimento importante no Brasil sobre o tema. “Há um grau preocupante de desconhecimento sobre o assunto na esfera do governo federal, porém isso é ainda mais grave quando falamos de estados e municípios. A área internacional do Ipea tem promovido algumas ações, entre as quais um número especial do Boletim de Economia e Política Internacional (Bepi), uma edição especial da Revista Tempo do Mundo, além de webinares que serão realizados em breve, inclusive um com a Casa Civil”, disse.

Além dos pesquisadores do Ipea, o webinar, intitulado ‘Aspectos da Economia Política do Processo de Acessão do Brasil à OCDE’, contou com as apresentações dos professores Carlos Alberto Primo Braga, da Fundação Dom Cabral, e Camila Villard Duran, da USP. Primo Braga e Villard Duran debateram pontos de seus artigos ‘A Adesão à OCDE: Muito Barulho por Nada?’ e ‘Liberalização do Movimento de Capitais e os Desafios Institucionais para o Brasil Integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)’, respectivamente. Um novo seminário que contará com a participação de novos autores de artigos da revista do Ipea está marcado para o próximo dia 17.

Assista à integra do debate

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação