Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
04/05/2021 17:38

Ipea lança edital para premiar os melhores artigos publicados em suas três revistas


Resultado da edição 2021 do Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos será anunciado em dezembro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou o edital da edição de 2021 do Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos. Concorrem à premiação todos os autores de artigos publicados em 2020 nas três revistas do Ipea: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Planejamento e Políticas Públicas (PPP) e Tempo do Mundo (RTM). Os vencedores serão anunciados em dezembro deste ano.

Neste ano, pela primeira vez, artigos publicados na Revista Tempo do Mundo serão contemplados. A RTM é trilíngue, foi criada em 2009 e reúne ensaios sobre economia e política internacionais, em edições quadrimestrais. “A inclusão da Revista Tempo do Mundo na premiação coroa a qualidade das dezenas de artigos publicados a cada ano e sua contribuição para uma reflexão profunda sobre a inserção internacional do Brasil. Ao mesmo tempo, anima todo nosso corpo editorial a seguir aprimorando e fortalecendo a revista”, afirma Pedro Silva Barros, editor da RTM e pesquisador da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais.

A Revista PPE, por sua vez, é a mais antiga do Ipea: publicada desde 1971, tem periodicidade quadrimestral, com lançamentos em abril, agosto e dezembro. Seu objetivo é a difusão de estudos teóricos e empíricos sobre questões relacionadas à economia brasileira. A Revista PPP visa difundir o conhecimento em planejamento e políticas públicas, bem como fomentar o debate nesse campo. Criada pelo Ipea em 1989, ela é trimestral.

As comissões julgadoras do prêmio – compostas por integrantes dos comitês editoriais das publicações – vão eleger os dois artigos de maior pontuação em cada revista. Os autores dos seis trabalhos vencedores receberão um diploma, passagens e hospedagem para participarem da cerimônia de premiação. O edital estipula os seguintes critérios de avaliação: relevância da pesquisa para as políticas públicas e/ou planejamento da ação estatal; consistência metodológica e rigor técnico; originalidade e/ou novidade no desenvolvimento do tema; e contribuição para melhoria e modernização da gestão pública.

Roberto Campos

O prêmio homenageia Roberto Campos, economista, embaixador e ministro brasileiro falecido em 2001. Campos foi o idealizador do Ipea e um dos maiores pensadores do desenvolvimento econômico nacional na segunda metade do século 20. Um dos objetivos da premiação é incentivar a geração de conhecimento em planejamento e políticas públicas, fomentando o debate nesse campo e reforçando a missão do Ipea.

Acesse o edital do Prêmio

Saiba mais sobre a premiação


Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação