Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
04/05/2021 11:06

Impactos das energias renováveis na mineração são tema do Radar


Edição especial do boletim publicado pelo Ipea traz estudos e pesquisas em parceria com o MME

Os impactos das novas tecnologias industriais e de geração de energia renovável sobre a cadeia produtiva da mineração estão em evidência no boletim Radar nº 65, publicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que dedica essa edição especial à economia mineral. A coletânea de sete artigos resulta de uma parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), firmada em dezembro de 2019, para produzir análises e estudos sobre a oferta e demanda do setor mineral e suas potencialidades econômicas e tecnológicas. Os textos são de autoria de pesquisadores do Ipea e visam apoiar o MME e o governo federal na elaboração e implementação de políticas públicas para o setor.

Os três primeiros artigos do boletim tratam do crescimento da demanda por baterias de lítio, desse mineral especificamente e de grafita, tendo em vista as novas tecnologias de energias renováveis, principalmente eólica e solar. Segundo o autor do artigo inédito que inaugura essa edição do Radar, o pesquisador do Ipea José Mauro de Moraes, a maior parte da demanda nacional por baterias de lítio é suprida por importações, uma vez que há somente um pequeno fabricante nacional. “As projeções de aumento da produção de energia solar no Brasil indicam um caminho de expansão crescente dessa demanda ao longo das próximas décadas”, assinala o pesquisador.

“As tecnologias de energia solar e energia eólica demandam minerais específicos”, explica o editor do Radar e pesquisador do Ipea Rafael Leão. Também o impacto da pandemia da Covid-19 nas exportações das principais commodities brasileiras, bem como a evolução recente do market share das exportações minerais são temas abordados logo após o primeiro bloco sobre os minerais e sua importância para as novas tecnologias de produção de energias renováveis. O número 65 do Radar conta ainda com um artigo sobre a contribuição do setor mineral no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no qual o autor utiliza o Sistema de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estimar o PIB do setor brasileiro de 2000 a 2020.

O boletim Radar encerra essa edição especial sobre economia mineral e energias renováveis com outro artigo inédito sobre os impactos das mudanças na política norte-americana voltada para o setor mineral brasileiro. O autor Rodrigo César de Vasconcelos dos Santos, que também assina o artigo sobre PIB, revela que as sinalizações em direção a uma matriz energética mais limpa poderiam impactar positivamente o setor mineral brasileiro devido às reservas de minerais primordiais para a confecção de baterias e painéis solares, entre outros itens.

O tema da mineração e as energias renováveis também estará em foco no webinar que o Ipea realizará oportunamente, anunciou o editor do Radar. O boletim, uma publicação tradicional do Instituto, divulga estudos e pesquisas conduzidos por seus pesquisadores e bolsistas num formato mais acessível ao público interessado em políticas públicas. “Nesta edição, destacam-se estudos destinados a subsidiar a elaboração de políticas públicas de mineração”, pontua Leão.

Acesse a íntegra do Boletim Radar nº 65

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação