Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
29/04/2021 19:58

Ipea apresenta dados sobre mercados e preços agropecuários


Lançamento de nota de conjuntura contou com especialistas do setor

Especialistas do setor agropecuário participaram, nesta quinta-feira (29/4), do Webinar: Lançamento da Nota de Conjuntura Mercados e Preços Agropecuários, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em que pesquisadores analisaram os preços domésticos e internacionais e o balanço de oferta e demanda dos 15 principais produtos agropecuários brasileiros, que são os mais representativos para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário, para a balança comercial e para o abastecimento do mercado doméstico.

Na abertura, o presidente do Ipea, Carlos von Doellinger, falou sobre a importância do agronegócio na economia. “É o agro e agrobusiness que, nos últimos tempos, têm sido o sustentáculo da nossa atividade econômica, dado os impactos em outros setores, como serviço e indústria, muito afetados pela pandemia”, avaliou.

Para o assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Guilherme Soria Bastos Filho, antecipar tendências é fundamental para poder sinalizar as políticas que possam ser sugeridas para o setor. “É de grande importância manter esse fórum aceso e a parceria coordenada entre as diversas áreas e setores, para que a gente possa evoluir e entregar documentos mais embasados e analíticos”, afirmou.

O diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Sérgio De Zen, enfatizou a importância do trabalho de pesquisa sobre o tema no contexto atual. “A pandemia, com todo o lado ruim, mostrou que as estatísticas precisam ser feitas, e com acurácia, para que as pessoas possam ter tranquilidade quanto ao abastecimento futuro”, considerou.

O superintendente de Gestão de Oferta da Conab, Allan Silveira, apresentou a perspectiva de produção e oferta e demanda, de produtos agropecuários, com destaque para os grãos. “A gente vê um cenário de crescimento de oferta de grãos no Brasil, com uma safra que cresceu nos últimos 20 anos mais de 170%, sendo que houve um crescimento de área inferior a 100% (aproximadamente 81%). De acordo com o último boletim da Conab, de abril, a produção de grãos está sendo estimada em 273,8 toneladas”, informou.

A pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), Nicole Rennó, tratou da relação entre os preços dos produtos agropecuários e a concessão do auxílio emergencial durante a pandemia, e projetou que a compra de produtos não essenciais poderá se reduzir. “O efeito de diversificação não deve se manter esse ano, com o auxílio mais reduzido e sem a gente ver uma recuperação real da economia, do mercado de trabalho e da renda das famílias. Outro choque negativo é o preço estar num patamar muito elevado de todos os alimentos”, examinou.

Ana Cecília Kreter, pesquisadora do Ipea e mediadora do evento, antecipou a realização de um novo debate sobre o setor. “A ideia é fomentar esse tipo de discussão, principalmente sobre o levantamento de dados. Sem dados, a gente não consegue fazer nossa análise. Provavelmente no mês que vem, a gente vai ter outro webinar sobre isso, que é um tema fundamental para todo mundo que trabalha no setor”, revelou.

O diretor do Ipea, José Ronaldo Souza Júnior, encerrou o evento com uma avaliação sobre o impacto do câmbio no mercado agropecuário e a inflação de alimentos. “Em se mantendo a questão fiscal sob controle e os preços de commodities, tanto agrícolas quanto minerais em níveis elevados, isso pode, junto com o aumento da taxa de juros, significar mais entrada de dólares e menos pressão sobre o real, o que significaria um horizonte um pouco melhor em termos de inflação de alimentos”.

Sob a coordenação do diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo Castro de Souza Júnior e da pesquisadora associada do Ipea, Ana Cecília Kreter, o webinar apresentou os dados da nota de conjuntura que passará a ser publicada trimestralmente na Carta de Conjuntura do Ipea. Esta edição contou com a participação do Cepea/Esalq/USP e da Conab.

Acesse o webinar 

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 98556-3093 / 21 99959-2001
61 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação